ENCICLOPÉDIA BIOSFERA - SUMÁRIO DA EDIÇÃO V. 7  Nº 13/2011

EDIÇÃO ESPECIAL - PROGRAMA DE ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO DE BIOLOGIA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

 

A APRENDIZAGEM DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN NA REDE REGULAR DE ENSINO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES - Marcilei Divina da Cunha; Nádia Aparecida Bérgamo.

 

A CONSTRUÇÃO E AVALIAÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS MORFOLÓGICAS - UMA PROPOSTA INCLUSIVA E INTERATIVA - Perla Ferreira de Souza; Joana Cristina N. de Menezes Faria.

 

A DEFICIÊNCIA VISUAL: UMA INTERFACE ENTRE PROFESSOR E ESTUDANTE - Carleusa Moreira Farias Lima; Renata Mazaro e Costa.

 

A FORMAÇÃO DE DOCENTES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO CONJUNTO VERA CRUZ I, GOIÂNIA, GOIÁS - Juliene Cristine de Camargo; Ana Flávia Vigário.

 

A PIRÂMIDE ALIMENTAR: UMA PROPOSTA DE METODOLOGIA DE ENSINO DE CIÊNCIAS - Marineide Abreu Batista; Raphaela de Castro Georg.

 

A PRÁTICA DA AUTOMEDICAÇÃO EM ALUNOS DA EAJA EM ESCOLAS MUNICIPAIS DA REGIÃO LESTE DE GOIÂNIA – GO - Ramon de Sá Amaral; Renata Mazaro e Costa.

 

A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O USO DE TECNOLOGIAS COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE ARAGARÇAS, GOIÁS - Solange Lopes de Murillo; Ana Flávia Vigário.

 

A QUALIDADE DA ÁGUA: DISCUSSÃO NO AMBIENTE ESCOLAR - Priscila Ferreira Batista; Walter Dias Junior.

ALUNOS DISSEMINADORES DE PRESERVAÇÃO DO CÓRREGO CALÇÃO DE COURO DO MUNICÍPIO DE GOIANÉSIA-GO - Sebastiana Perpetua Rezende Silva; Mariana Eloy de Amorim.

 

ANÁLISE DO ASSUNTO BIOLOGIA TECIDUAL EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL - Lôide de Miranda Bossois; Joana Cristina Neves de Menezes Faria.

 

ANÁLISE DO ENTENDIMENTO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE A UTILIZAÇÃO DO LODO DE ESGOTO COMO FERTILIZANTE AGRÍCOLA - Lorena da Silva Cosme; Fabiana Fonseca Zanoelo.

 

ANÁLISE TEXTUAL: ARTE É CIÊNCIA, A TRADUÇÃO CIENTÍFICA DE LETRAS ESCRITAS E INTERPRETADAS POR CHICO BUARQUE DE HOLANDA - Charles Lima Ribeiro; Rogério Santana dos Santos; Simone Maria Teixeira de Sabóia-Morais.

 

ANÁLISES DOS LIVROS DIDÁTICOS (SISTEMA NERVOSO) UTILIZADOS EM ESCOLA PÚBLICA DE TORIXORÉU-MATO GROSSO - Walinton Rainer Jesus Ferreira; José Oscar Rodrigues de Morais; Simone Maria Teixeira de Sabóia-Morais.

 

APLICAÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS PARA ABORDAGEM DA CÉLULA ANIMAL E VEGETAL, UM ESTUDO DE CASO - Keine Maria de Bastos; Joana Cristina Neves de Menezes Faria.

 

APRENDIZAGEM DA MORFOLOGIA UTILIZANDO JOGOS PEDAGÓGICOS - Denise Luzia de Carvalho; Edson José Benetti.

AS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A SALA DE AULA - Frank Hulder de Oliveira; Elza Alcântara Macedo Peixoto.

 

AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE ALIMENTOS GENETICAMENTE MODIFICADOS E PROPOSTAS DIDÁTICAS PARA APRENDIZAGEM DO TEMA - Ana Isabel Ribeiro; Luciane Madureira de Almeida.

 

AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE CONTAMINAÇÃO DO SOLO POR METAIS PESADOS E PROLIFERAÇÃO DE MICRO-ORGANISMOS PATOGÊNICOS EM ATERRO SANITÁRIO - Walkíria dos Reis Lima; Fabiana Fonseca Zanoelo. 

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ESCOLAR DE ALUNOS DAS ZONAS RURAL E URBANA NO MUNICÍPIO DE PORTELÂNDIA – GO - Simone Natalina Kaiser de Oliveira; Renata Mazaro e Costa 

AVALIAÇÃO DOS CONCEITOS NUTRICIONAIS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ANÁPOLIS – GOIÁS -Polyana Vieira Maia; Raphaela de Castro Georg. 

BIOLOGIA E ALEGRIA: O HUMOR COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA COMPREENSÃO DA ATIVIDADE CELULAR NA SÍNTESE PROTÉICA - Vanessa Camargo Soares; Simone Maria Teixeira de Sabóia-Morais. 

CÉLULAS-TRONCO E SUAS POSSÍVEIS APLICAÇÕES - Márcia da Conceição Barbosa dos reis Pires; Nádia Aparecida Bérgamo.

 

CIÊNCIA FORENSE: APLICAÇÕES DA BIOLOGIA FORENSE COMO APOIO DIDÁTICO NO ESTUDO E CONHECIMENTO DA BIOLOGIA MOLECULAR E SUAS TÉCNICAS - Ana Carolina Magalhães Antonini; Nádia Aparecida Bérgamo. 

COMO É O CERRADO? PERCEPÇÃO AMBIENTAL SOBRE O BIOMA CERRADO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ANÁPOLIS- GO - Lidiane Lima da Costa Vilela; Flávia Pereira Lima. 

CONCEPÇÕES DOS ALUNOS DO 3° ANO DO ENSINO MÉDIO A R ESPEITO DOS TRANSGÊNICOS - Marta Araújo Lima; Karla de Castro Pereira. 

CONHECIMENTO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE A PROBLEMÁTICA DO PETRÓLEO E A BIORREMEDIAÇÃO - Marcela Christofoli; Fabiana Fonseca Zanoelo. 

CONHECIMENTO DE ALUNOS DE ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE GOIÂNIA SOBRE HANSENÍASE - Elza Maria Gonçalves Santos1a; Renata Mazaro-Costa2a

 

CONHECIMENTO E OPINIÃO DE ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO SOBRE ORGANISMOS GENETICAMENTE MODIFICADOS - Patrícia Moreira da Cunha; Rosália Santos Amorim Jesuino; Lorena Cardoso Cintra.

 

DEFICIÊNCIAS FÍSICAS: BARREIRAS NA APRENDIZAGEM E ADAPTAÇÕES DO AMBIENTE ACADÊMICO - Eliene Germana Pires; Gerson Carneiro de Farias. 

DNA FORENSE NO ENSINO MÉDIO: UMA AVALIAÇÃO DOS LIVROS DIDÁTICOS E DOS PROFESSORES - Lindomar Gomes; Luciane Madureira de Almeida. 

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA SAEV: CONTRIBUINDO NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DE VOTUPORANGA - Joyce Rodrigues Teodoro; Flávia Pereira Lima.

 

EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO DISCIPLINA ESPECIAL EM UMA ESCOLA PARTICULAR DO MUNICÍPIO DE IPORÁ, GOIÁS, BRASIL - Sergio Antonio Schwartz Custodio; Mariana Eloy de Amorim; Marcos Augusto Schliewe; Larissa de Mello Evangelista.

 

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E NOVAS TECNOLOGIAS NO SISTEMA DE ENSINO FUNDAMENTAL DO DISTRITO FEDERAL - Janaina de Sousa Cunha; Márcia Cristina Hizim Pelá.

 

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SELETIVIDADE DE RESÍDUOS SÓLIDOS COMO METODOLOGIA PEDAGÓGICA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL - Rosemeire de Cassia Lissoni; Climbiê Ferreira Hall.

 

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS JARDINS BOTÂNICOS BRASILEIROS - Elza Maria Monteiro; Flávia Pereira Lima.

 

ELABORAÇÃO DE UM JOGO INTERATIVO: MITOSE COMO FERRAMENTA DE ENSINO PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO - Jeany Camelo Santos; Karla de Castro Pereira.

 

ESTERÓIDES ANABOLIZANTES: PERIGOS DA AUTOMEDICAÇÃO PRATICADA POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS DA REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA - Lucas Carlos Gomes Pereira; Renata Mazaro-Cost.

 

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS BASES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL - Andrielle Barros Martins Carvalho; Elza Alcântara Macedo Peixoto.

 

GENETICA FORENSE E NOVAS TECNOLOGIAS- DIAGNÓSTICO DO USO DE VÍDEOS NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM - Karla Aparecida de Oliveira; Karla de Castro Pereira.

 

IMPLANTAÇÃO DE MUDAS PARA REFLORESTAMENTO E POMAR CASEIRO NA AGRICULTURA FAMILIAR - Denise Braga Gomes; Flávia Pereira Lima.

 

IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA LÚDICA NO ENSINO DE CRIANÇAS EM CONDIÇÕES ESPECIAIS DE APRENDIZAGEM - Renata Alves Maciel Pereira; Nádia Aparecida Bérgamo.

 

INCLUSÃO: CRIANÇA AUTISTA INGRESSANDO NO ENSINO INFANTIL - Sueli Guimarães Alves; Walter Dias Júnior.

 

INCLUSÃO ESCOLAR E DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM: UM OLHAR ATENTO À SÍNDROME DO X-FRÁGIL - Luciana Evangelista Cordeiro Palmeira; Nádia Aparecida Bérgamo.

 

JOGANDO E APRENDENDO: O APRENDIZADO DE ANATOMIA HUMANA ATRAVÉS DE JOGOS PEDAGÓGICOS - Kelen Darky Menezes Martins; Edson José Benetti.

 

JOGO DE GENÉTICA DE POPULAÇÕES COMO FACILITADOR DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM - Érica Diniz Ferreira; Karla de Castro Pereira.

 

O ALEITAMENTO MATERNO E A REDUÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS: PRODUÇÃO DE VÍDEOS COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL - Renata Oliveira Martins; Flávia Pereira Lima.

 

O ENSINO DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO BRASIL: A PERMANÊNCIA DO DISCURSO DOGMÁTICO CRIACIONISTA E OS ENTRAVES SOCIOCULTURAIS - Daniel Rocha Cangussu Alves; Rosália Santos Amorim Jesuino; Lorena Cardoso Cintra

O USO DE SOFTWARES EDUCACIONAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA COM WEBQUEST EM ESCOLA MUNICIPAL EM APARECIDA DE GOIÂNIA - Larissa Santos Pereira; Simone Maria Teixeira Sabóia-Morais.

 

O USO DE UM JOGO PEDAGÓGICO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS PARA ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS - Aline Aparecida Rodrigues Farias; Renata Mazaro e Costa. 

O USO DO VÍDEO COMO FERRAMENTA DE ENSINO APLICADA EM BIOLOGIA CELULAR - Naiane Mota de Oliveira; Walter Dias Júnior. 

PERCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE JUSSARA-GO SOBRE LIXO ELETRÔNICO - Juliana Borges Pereira Brito Freitas; Lorena Cardoso Cintra; Kênya Silva Cunha; Rosália Santos Amorim Jesuino.

 

PERFIL DA UTILIZAÇÃO DE PLANTAS MEDICINAIS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE PIRANHAS – GO - Luci da Silva Santos Brito; Lorena Cardoso Cintra; Fabrícia Paula de Faria; Rosália Santos Amorim Jesuino. 

PEROLÂNDIA- EM BUSCA DE MELHOR QUALIDADE DE SEUS RECURSOS HÍDRICOS; Jiuvair Francisco Fagundes; Elizabeth Pereira Mendes.

 

PONTES (IN)VISÍVEIS ENTRE TEORIA E PRÁTICA NO ENSINOAPRENDIZAGEM DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL - Janãine Daniela Pimentel Lino Carneiro; Márcia Cristina Hizim Pelá.

 

“QUIZ” DA MEMBRANA PLASMÁTICA – CONSTRUÇÃO E AVALIAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO INTERATIVO - Luciana Aparecida Siqueira Silva; Joana Cristina Neves de Menezes Faria. 

REPRESENTAÇÃO TEATRAL COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE GENETICA NO ENSINO FUNDAMENTAL- PRIMEIRA LEI DE MENDEL - Camila Diogo Abrahão Silva; Karla de Castro Pereira. 

TRABALHO DOCENTE DE ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS DO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) - Leydmar Wagner de Sousa Gonçalves; Renata Mazaro e Costa. 

UM EXEMPLO DE INCLUSÃO QUE É POSITIVA: O COLÉGIO ESTADUAL AÉCIO OLIVEIRA DE ANDRADE - Débora Cristina de Melo; Nádia Aparecida Bérgamo.

 

UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O PROCESSO HISTÓRICO E A DEFICIÊNCIA AUDITIVA - Kátia silene de Oliveira Silva Rodrigues; Nádia Aparecida Bérgamo. 

UTILIZAÇÃO DE ANIMAÇÕES NO ENSINO DA MOLÉCULA DE DNA - Deuseli Bueno de Barros Batista; Karla de Castro Pereira. 

UTILIZAÇÃO DE JOGOS VIRTUAIS NO ENSINO DE BIOLOGIA - Valéria Karla de Araújo Lima; Karla de Castro Pereira.

 

UTILIZAÇÃO DE VÍDEOS SOBRE AQUECIMENTO GLOBAL PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE GOIÂNIA - Érika Pereira Cordeiro de Melo; Ana Flávia Vigário

 

VERIFICAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DE SACOLAS PLÁSTICAS E SUBSTITUIÇÃO POR SACOLAS ECOLÓGICAS NO MUNICÍPIO DE FERNANDÓPOLIS, SÃO  PAULO - Marcos Vinicius dos Santos; Climbiê Ferreira Hall.