O DESPERTAR DE VALORES ECOLÓGICOS NAS ESCOLAS: CONHECER E PRESERVAR O CERRADO POR MEIO DA PESQUISA DE CAMPO
Palavras-chave:
educação ambiental, consciência ecológica, Bioma Cerrado, ferramenta pedagógica, APA da CafuringaResumo
O objetivo do presente estudo foi examinar as ideias que um grupo de alunos tem a respeito do Bioma Cerrado e compará-las com as que passaram a expressar após um trabalho de campo. Em março de 2011, 15 alunos da 1ª série do Ensino Médio de uma escola de Vicente Pires-DF responderam a um questionário sobre o Bioma Cerrado. Cerca de dez dias depois, os alunos foram levados para uma trilha na reserva ecológica particular da Chapada Imperial, localizada na APA da Cafuringa. Três dias após a visita, foi aplicado novamente o questionário para análise da percepção dos alunos sobre o Cerrado após o trabalho de campo. Todos os alunos afirmaram que já haviam ouvido falar do Cerrado na escola, apesar disso as respostas no primeiro questionário foram sempre vagas e pobres, sendo que apenas quatro alunos identificaram o Cerrado como um dos biomas brasileiros. A melhoria das respostas do questionário aplicado após o trabalho de campo, somada a observação do comportamento e interesse dos alunos durante a visita a APA da Cafuringa, aponta para o sucesso do uso de visitas de campo como ferramenta de ensino-aprendizado, especialmente em Educação Ambiental.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.