A DINÂMICA DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET)
Palavras-chave:
sociedade, comunidade acadêmica, atividades, habilidades pessoais, transformação socialResumo
O Programa de Educação Tutorial (PET) atua sobre a graduação a partir do desenvolvimento de ações coletivas, de caráter interdisciplinar, objetivando a formação de cidadãos com ampla visão do mundo e com responsabilidade social. O presente estudo possui o objetivo de captar a dinâmica interna do Programa de Educação Tutorial, a partir da sua inserção em uma determinada instituição de ensino, e avaliar seus reflexos sobre os próprios petianos, os alunos de graduação em geral e a sociedade local. Trata-se de um estudo qualitativo que teve como objeto de estudo os grupos dos Programas de Educação Tutorial (PET) da Universidade Federal de Santa Maria, campi de Frederico Westphalen e Palmeira das Missões. A coleta de dados consistiu na aplicação de um questionário estruturado de questões abertas, aplicado em agosto de 2012. No total, foram aplicados 20 questionários de forma individual. Na sequencia, estes foram sistematizados e avaliados por meio da metodologia de análise de conteúdo. A dinâmica do Programa de Educação Tutorial é bastante flexível e diversificada, sendo que cada grupo sofre influência de fatores locais existentes. O entendimento de PET e o respaldo de suas ações tende a melhorar com a evolução e acúmulo de experiências por parte dos grupos. A maior parte das atividades desenvolvidas pelo grupo são iniciativas dos próprios petianos, e possuem um caráter bastante diverso. A dinâmica do PET reflete sobre os próprios petianos, sobre a comunidade acadêmica e sobre a sociedade, pelo desenvolvimento de um forte perfil profissional, na melhoria da qualidade de ensino e pelas transformações sociais decorrentes das atividades de extensão e da inserção de profissionais de alta qualidade. Entende-se que o PET é diverso, dinâmico e decisivo sendo capaz de gerar, a seu modo, avanços tanto do ponto de vista acadêmico, quanto do ponto de vista social.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.