A DINÂMICA DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET)

Autores

  • Laila Mayara Drebes
  • Cícero Ortigara
  • Felipe Artuzo
  • Willian Jandrey
  • Vanderlei Silva

Palavras-chave:

sociedade, comunidade acadêmica, atividades, habilidades pessoais, transformação social

Resumo

O Programa de Educação Tutorial (PET) atua sobre a graduação a partir do
desenvolvimento de ações coletivas, de caráter interdisciplinar, objetivando a
formação de cidadãos com ampla visão do mundo e com responsabilidade social. O
presente estudo possui o objetivo de captar a dinâmica interna do Programa de
Educação Tutorial, a partir da sua inserção em uma determinada instituição de
ensino, e avaliar seus reflexos sobre os próprios petianos, os alunos de graduação
em geral e a sociedade local. Trata-se de um estudo qualitativo que teve como
objeto de estudo os grupos dos Programas de Educação Tutorial (PET) da
Universidade Federal de Santa Maria, campi de Frederico Westphalen e Palmeira
das Missões. A coleta de dados consistiu na aplicação de um questionário
estruturado de questões abertas, aplicado em agosto de 2012. No total, foram
aplicados 20 questionários de forma individual. Na sequencia, estes foram
sistematizados e avaliados por meio da metodologia de análise de conteúdo. A
dinâmica do Programa de Educação Tutorial é bastante flexível e diversificada,
sendo que cada grupo sofre influência de fatores locais existentes. O entendimento
de PET e o respaldo de suas ações tende a melhorar com a evolução e acúmulo de
experiências por parte dos grupos. A maior parte das atividades desenvolvidas pelo
grupo são iniciativas dos próprios petianos, e possuem um caráter bastante diverso.
A dinâmica do PET reflete sobre os próprios petianos, sobre a comunidade
acadêmica e sobre a sociedade, pelo desenvolvimento de um forte perfil profissional,
na melhoria da qualidade de ensino e pelas transformações sociais decorrentes das
atividades de extensão e da inserção de profissionais de alta qualidade. Entende-se
que o PET é diverso, dinâmico e decisivo sendo capaz de gerar, a seu modo,
avanços tanto do ponto de vista acadêmico, quanto do ponto de vista social.

Downloads

Publicado

2012-11-30

Como Citar

Drebes, L. M. ., Ortigara, C. ., Artuzo, F. ., Jandrey, W. ., & Silva, V. . (2012). A DINÂMICA DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET) . ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, 8(15). Recuperado de https://conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/3794

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>