PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET) E O NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Laila Mayara Drebes
  • Gracieli Silva
  • Geomar Mateus Corassa
  • Hazael Almeida
  • Vanderlei Silva

Palavras-chave:

ensino, universitários, curso, linguagem escrita, Agronomia

Resumo

O Programa de Educação Tutorial (PET) tem por finalidade desenvolver ações coletivas, de caráter interdisciplinar, objetivando a formação de cidadãos com ampla visão do mundo e com responsabilidade social, tendo como estratégia o efeito multiplicador do petiano sobre seus colegas estudantes. Com o processo de transição da Língua Portuguesa rumo à unificação, por meio do Novo Acordo Ortográfico, surgiu a necessidade de conscientizar os acadêmicos de que escrever conforme a norma culta é uma exigência crucial. Motivado por essa dificuldade de domínio das regras ortográficas, o grupo PET AGRONOMIA/FW idealizou a realização de cursos sobre o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, direcionados aos acadêmicos do Curso de Agronomia. O estudo teve por objetivo avaliar o aprendizado e a aceitação por parte dos acadêmicos diante da iniciativa de cursos para o ensino do Novo Acordo Ortográfico promovidos pelo Grupo PET. O estudo foi desenvolvido na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus de Frederico Westphalen/RS e executado em duas etapas distintas. A primeira etapa consistiu na realização de duas edições de curso sobre o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa e a segunda, em entrevistas com os participantes desses cursos com a finalidade de complementar a avaliação. Ficou evidenciada a evolução de aprendizado de todos os participantes, visto que 100% deles efetuaram maior número de acertos no ditado pós-curso e neste também cometeram erros menos graves. Durante as entrevistas, os acadêmicos afirmaram relembrar das regras estudadas. A satisfação foi evidente diante do aumento pela procura do curso em sua segunda edição (35,29%), do desempenho satisfatório conferido à palestrante, da satisfação de expectativas perante o curso, do interesse apresentado e da relevância atribuída pelos acadêmicos à temática trabalhada. Portanto, o curso sobre o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa promovido pelo Grupo PET AGRONOMIA/FW gerou resultados positivos tanto em termos de aceitação quanto de aprendizado.

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Publicado

2012-06-30

Como Citar

Drebes, L. M. ., Silva, G. ., Corassa, G. M. ., Almeida, H. ., & Silva, V. . (2012). PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET) E O NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA: UM ESTUDO DE CASO. ENCICLOPEDIA BIOSFERA, 8(14). Recuperado de https://conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/3998

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