DA ESCOLA E DEMOCRACIA DE DEMERVAL SAVIANI À EDUCAÇÃO PARA A DEMOCRACIA DE VITOR PARO: QUESTÕES SOBRE A FUNÇÃO DA ESCOLA E DA EDUCAÇÃO DA ANTIGUIDADE ATÉ CONTEMPORANEIDADE

Autores

  • Camila Álvares
  • Veralúcia Pinheiro

Palavras-chave:

Democracia, Escola, Educação, marginalizados Neoliberalismo

Resumo

Neste artigo discute-se a função da escola e da educação a partir dos fundamentos que constituem o pensamento na obra de Demerval Saviani e Vitor Paro. Em Escola e Democracia SAVIANI (1999) a questão da marginalidade. Em Educação para a Democracia PARO (2001) reflete a relação de poder entre dominantes e dominados. Sobre a antiguidade, as análises estão fundamentadas principalmente em PONCE (1986), o qual aponta que a desigualdade econômica gera a desigualdade na educação, uma vez que o conhecimento passa a ser fonte de dominação. Na contemporaneidade, discute-se a função da escola e da educação consolidadas em sintonia com o modelo neoliberal. 

Downloads

Publicado

2014-07-01

Como Citar

Álvares, C., & Pinheiro, V. . (2014). DA ESCOLA E DEMOCRACIA DE DEMERVAL SAVIANI À EDUCAÇÃO PARA A DEMOCRACIA DE VITOR PARO: QUESTÕES SOBRE A FUNÇÃO DA ESCOLA E DA EDUCAÇÃO DA ANTIGUIDADE ATÉ CONTEMPORANEIDADE . ENCICLOPEDIA BIOSFERA, 10(18). Recuperado de https://conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/2943

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)