O USO E AS CONTRIBUIÇÕES DAS METODOLOGIAS ATIVAS PARA A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Mayara Rossi
  • Geison Mello

Palavras-chave:

Aprendizagem Ativa, Ensino de Ciências, Metodologias Ativas

Resumo

As metodologias ativas são consideradas como estratégias e técnicas que dão ênfase ao papel protagonista do estudante, ao seu envolvimento direto, participativo e reflexivo. Nesse sentido, este artigo traz em discussão exemplos de metodologias aplicadas na prática escolar no ensino de ciências e seus resultados mais significativos. O objetivo da presente pesquisa é analisar as contribuições do uso de metodoligas ativas para a aprendizagem dos estudantes no Ensino de Ciências. O estudo se configura como uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa. Para a coleta de dados utilizou-se as plataformas de busca “Google Acadêmico” e “Periódicos Capes”, com os seguintes descritores “Metodologas Ativas and Ensino de Ciências” e “Metodologias Ativas and Escola”. A análise dos resultados foi direcionada pela Análise de Conteúdo de Laurence Bardin. Os resultados evidenciam que todas as experiências com uso de metodologias ativas no ambiente escolar foram satisfatórias e trouxeram excelentes resultados, a citar: aprendizagem significativa e ativa, desenvolvimento crítico e reflexico dos estudantes, motivação para estudar, ensino se tornou prazeroso, ressignificação de conteúdos, os estudantes aprenderam fazendo, entre outros. 

Downloads

Publicado

2022-12-14

Como Citar

Rossi, M. ., & Mello, G. . (2022). O USO E AS CONTRIBUIÇÕES DAS METODOLOGIAS ATIVAS PARA A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES NO ENSINO DE CIÊNCIAS. ENCICLOPEDIA BIOSFERA, 19(42). Recuperado de https://conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/5568

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)