O PROCESSO DE ARTICULAÇÃO DE CLÁUSULAS EM INTERFACE COM A TEORIA DA ESTRUTURA RETÓRICA DO TEXTO
Palavras-chave:
Teoria da Estrutura Retórica dos Textos, combinação de cláusulas, funcionalismoResumo
O estudo empreendido busca investigar a combinação de cláusulas na mídia publicitária, partindo da hipótese de que o modo pelo qual as cláusulas se combinam podem diferir de acordo com o gênero textual a que se prestam. A análise qualitativo-interpretativa apoia-se nos construtos teóricos funcionalistas, mais especificamente na Teoria da Estrutura Retórica dos Textos, advogada por MANN & THOMPSON (1983, 1985), MATTHIESSEN & THOMPSON (1988), entre outros. Objetiva-se verificar as relações implícitas emergentes, bem como de que forma o gênero anúncio publicitário influencia no uso dessas cláusulas. Nesse viés, como resultados parciais, nota-se que a relação retórica predominante no corpus é a de motivação, estando ligada à persuasão, característica marcante na argumentação de anúncios publicitários, a qual figura como uma estratégia criativa utilizada pelo produtor para organizar funcionalmente o seu discurso. Chega-se a conclusão parcial de que o estudo dessas cláusulas permite considerar e detectar motivações que concorrem para que uma cláusula seja o que é e se comporte e se represente como tal.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.