O BULLYING E SUAS IMPLICAÇÕES NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • Luciana Lorenzoni
  • Bárbara Vieira
  • Marcela Alfaiate
  • Talita Xavier
  • Sâmia Gobbo

Palavras-chave:

ensino, socialização, aluno

Resumo

O bullying ocorre em todas as partes do mundo, sendo identificado em maior proporção no âmbito escolar, podendo acarretar sérios prejuízos ao corpo discente. Esse trabalho buscou averiguar se a vitimização pelo bullying ocorre em maior proporção entre alunos do gênero masculino ou feminino, as diferentes formas de defesa e as consequências resultantes do mesmo entre os alunos da quinta série do ensino fundamental. Utilizou-se como ferramenta para obtenção dos resultados uma entrevista semi-estruturada aplicada a 45 alunos. Os dados apontam que o fenômeno bullying ocorre em maior proporção entre os meninos, os apelidos constrangedores é a forma mais frequente entre os discentes e a sala de aula é o local com maior número de ocorrência do fenômeno. Muitas vezes é considerado brincadeira, por isso torna-se freqüente. Os resultados comprovam que este fenômeno é perturbador e possibilita prejuízos no processo ensino aprendizagem, merecendo maiores estudos por parte da escola e pesquisadores. 

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Publicado

2012-11-30

Como Citar

Lorenzoni, L. ., Vieira, B. ., Alfaiate, M. ., Xavier, T. ., & Gobbo, S. . (2012). O BULLYING E SUAS IMPLICAÇÕES NO CONTEXTO ESCOLAR. ENCICLOPEDIA BIOSFERA, 8(15). Recuperado de https://conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/3778

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