CARACTERIZAÇÃO FENOTÍPICA E FATORES DE DECISÃO NA COMPRA DE FRANGO CAIPIRA NO MUNICÍPIO DE ARAGUAÍNA, TOCANTINS

Autores

  • Érycka Carolina França
  • Alliny Assis
  • Fernando Lopes
  • Silvia Minharro
  • Fabiana Rosa
  • Jorge Luís Ferreira

Palavras-chave:

análise multivariada, comércio, consumidor, galinha caipira

Resumo

Objetivou-se caracterizar através de caracteres fenotípicos, medidas morfométricas frangos caipiras comercializados em Araguaína, Tocantins, bem como analisar os fatores de decisão do consumidor para sua compra e consumo. Foram analisadas características morfo-estruturais e métricas das aves comercializadas no município, bem como realizado levantamento junto aos consumidores, para fundamentar as relações de compra e consumo. Os resultados mostraram que as aves caipiras comercializadas em Araguaína não possuem um padrão racial definido, as galinhas são conhecidas pela maioria como “caipira” ou comum, provenientes de criações rústicas. Verificou-se que as características: cor da carne, manejo dos animais, porte e sabor foram categorizadas como muito importantes na tomada de decisão para o consumo de carne de frango caipira. Conclui-se que o comércio de galinhas caipiras na cidade de Araguaína, TO, está intimamente relacionado a atributos tradicionais e culturais da população.

Downloads

Publicado

2014-07-01

Como Citar

França, Érycka C. ., Assis, A. ., Lopes, F. ., Minharro, S. ., Rosa, F. ., & Ferreira, J. L. . (2014). CARACTERIZAÇÃO FENOTÍPICA E FATORES DE DECISÃO NA COMPRA DE FRANGO CAIPIRA NO MUNICÍPIO DE ARAGUAÍNA, TOCANTINS. ENCICLOPEDIA BIOSFERA, 10(18). Recuperado de https://conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/2708

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)