O LIVRO DIDÁTICO E A LEI 11.645/08: A TEMÁTICA INDÍGENA NO PROJETO ARARIBÁ HISTÓRIA (2006 – 2014)

Autores

  • Paulo Cézar Melo
  • Fátima Araújo

Palavras-chave:

Livro Didático, Lei 11.645/08, Povos indígenas

Resumo

O presente artigo visa identificar mudanças e manutenções em uma das coleções de história mais difundidas pelo Programa Nacional do Livro Didático. Diante da premência de entender a repercussão da Lei 11.645/2008, foi desenvolvido um estudo empírico sobre o livro didático de História, tendo por foco a análise das abordagens sobre os povos indígenas em duas edições da coleção Projeto Araribá História, uma com publicação anterior e outra posterior à Lei 11.645/08. Alguns avanços nos textos e imagens em relação aos povos originários foram identificados na maioria dos volumes da coleção, um aumento na visibilidade dada aos indígenas, suas histórias, culturas, resistências e diversidade.

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Publicado

2021-06-30

Como Citar

Melo, P. C., & Araújo, F. (2021). O LIVRO DIDÁTICO E A LEI 11.645/08: A TEMÁTICA INDÍGENA NO PROJETO ARARIBÁ HISTÓRIA (2006 – 2014). ENCICLOPEDIA BIOSFERA, 18(36). Recuperado de https://conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/5269