INCLUSÃO: CRIANÇA AUTISTA INGRESSANDO NO ENSINO INFANTIL

Autores

  • Sueli Alves
  • Walter Dias Júnior

Palavras-chave:

Diversidade, Inclusão, Necessidades educativas especiais, Práticas inclusivas, Escola inclusiva

Resumo

Um dos princípios da inclusão é o respeito das diferenças, desse modo temos que entender que na prática educacional existe a singularidade dos educandos. Fazendo do espaço escolar um lugar de experiências coletivas, devemos considerar as atitudes éticas do grupo e suas individualidades, promovendo mudanças significativas nos processos sociais. Para que ocorra um sistema educacional inclusivo deve ser necessário investir na formação de professores aprofundando os questionamentos de como realizar a prática escolar, propondo mudanças, novas práticas pedagógicas que auxiliem e ofereçam outra forma de cognição e, consequentemente, outras formas de relações sociais. Com o objetivo de contribuir para reduzir, os casos de exclusão dos alunos com necessidades especiais na escola pública, este trabalho consistiu na análise de um aluno com transtorno de espectro autista inserido na educação infantil, suas dificuldades e avanços durante o período trabalhado, a pedagogia empregada pelo professor na construção do espaço escolar, buscando explicitar se a maneira como este foi e ainda é construído e organizado, e se propicia a marginalização ou a inclusão social dos indivíduos com deficiência mental. O processo de inclusão vem, a cada ano, sendo evidenciado como um direito de todos a participar da vida escolar sem discriminação, dessa forma, todos devem aderir à escola inclusiva promovendo uma escola com qualidade.

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Publicado

2011-11-30

Como Citar

Alves, S., & Dias Júnior, W. . (2011). INCLUSÃO: CRIANÇA AUTISTA INGRESSANDO NO ENSINO INFANTIL . ENCICLOPEDIA BIOSFERA, 7(13). Recuperado de https://conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/4065