NÍVEIS SÉRICOS DE CORTISOL EM FRANGOS DE CORTE SOB DIETA HÍDRICA PRÉ-ABATE COM CAPIM CIDREIRA (Cymbopogon Citratus Stapf)

Autores

  • Rodrigo Garcia
  • Ana Flávia Royer
  • Irenilza Nääs
  • Nilsa Lima
  • Wagner Mariano

Palavras-chave:

cortisol sanguíneo, fitoterápico, pré-abate

Resumo

Objetivou-se avaliar os níveis séricos de cortisol em frangos de corte submetidos à dieta hídrica com infusões de diferentes níveis (0,1 e 5 mL/L) de Capim Cidreira (Cymbopogon citratus Stapf) no pré-abate. Foram utilizadas 2594 aves, distribuídas em delineamento experimental inteiramente casualizado, em arranjo fatorial de 3x2x2, sendo três diferentes concentrações de Capim Cidreira na forma de infusão (0,1 e 5 g/L de água), dois sexos, duas linhagens (Ross® 308 e Cobb® 500) e quatro repetições. Foram separadas ao acaso 12 aves por tratamento (três aves por repetição) apanhadas pelo dorso, anilhadas com a identificação dos tratamentos e alocadas nas caixas de transporte com 10 aves por caixa e carregadas no caminhão de transporte em simulação às condições normais empregadas pela indústria. As aves foram encaminhadas ao Laboratório de Tecnologia de Carnes e abatidas de acordo com os procedimentos convencionais empregados. Na plataforma de abate realizou-se a coleta de 5 mL de sangue por ave para quantificação do cortisol circulante. Não houve efeito das diferentes concentrações de infusão de Capim Cidreira sobre os níveis séricos de cortisol dos frangos de corte em ambos os sexos e linhagens (p>0.05). O préabate de frangos de corte é uma etapa estressante para as aves o que pode provocar o aumento da secreção de cortisol. Diante dos resultados obtidos, observou-se que o Capim Cidreira e seus princípios ativos não foram capazes de reduzir a percepção dos estímulos externos e inibir a reação de alarme nas aves, impedindo a liberação de cortisol.

Downloads

Publicado

2014-07-01

Como Citar

Garcia, R. ., Royer, A. F. ., Nääs, I. ., Lima, N. ., & Mariano, W. . (2014). NÍVEIS SÉRICOS DE CORTISOL EM FRANGOS DE CORTE SOB DIETA HÍDRICA PRÉ-ABATE COM CAPIM CIDREIRA (Cymbopogon Citratus Stapf) . ENCICLOPEDIA BIOSFERA, 10(18). Recuperado de https://conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/2834

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>