A CONDUTA DOS CONSUMIDORES EM RESTAURANTE SELF SERVICE INSTITUCIONAL CORRELACIONADA À SEGURANÇA DOS ALIMENTOS
Palavras-chave:
alimentação, consumidor, higiene, contaminação dos alimentosResumo
Paralelamente a tendência de consumo fora do lar e dinamismo do segmento self service, a ocorrência de doenças transmitidas por alimentos tem sido associada ao consumo em restaurantes, sendo que as falhas no processo produtivo são identificadas como principais causadoras dos surtos alimentares. Neste cenário, o objetivo da presente pesquisa foi, por meio de estudo de caso realizado no refeitório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus Uberlândia/MG, identificar quais condutas de risco são mais comuns entre usuários de restaurantes self service e correlacioná-las a segurança dos alimentos. A coleta dos dados foi realizada em duas etapas. Na primeira, foi observada a frequência com que treze atitudes, definidas como contribuintes da contaminação alimentar durante o autosserviço, foram realizadas por uma amostra de 350 consumidores. A segunda etapa da pesquisa englobou a aplicação de um questionário, e uma amostra de 293 consumidores contribuíram com sua percepção quanto aos aspectos de limpeza e higiene do restaurante, além de avaliar a qualidade da comida e do atendimento. Os resultados da avaliação do refeitório pelos consumidores variaram entre regular a boa em todos os aspectos avaliados. No entanto, a conduta do consumidor durante o autosserviço evidenciou diversas atitudes de risco que contribuem na contaminação dos alimentos, demonstrando a importância da intensificação de campanhas para conscientização dos comensais quanto a seu papel em relação à segurança alimentar.
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