MOTIVAÇÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR MARIANO DA SILVA NETO, EM FRANCISCO SANTOS-PI
Palavras-chave:
Motivação, Desenvolvimento, Coletivo, SocialResumo
Este trabalho versa sobre a contribuição da motivação e sua importância para o desenvolvimento de um trabalho coletivo. Por meio dela, o homem sente-se ator no ambiente de trabalho em que está inserido. No tratamento quantitativo, o homem já dispõe de muitas ferramentas que o auxiliam na tomada de decisões ou em atividades mais corriqueiras de uma organização/instituição. Nesse sentido, a parte qualitativa é fator diferencial que se deve priorizar para se obter sucesso. Esse estudo teve como objetivo analisar como se dá o processo de trabalho dos professores na Unidade Escolar Professor Mariano da Silva Neto, em Francisco Santos-PI, no que se refere a fatores motivacionais, qual a relação com os gestores, o nível de satisfação com a profissão, bem como a importância dada pelos docentes ao relacionamento com o quadro discente. Para tanto, foi realizado um questionário contendo cinco questões fechadas e aplicados aos 40 professores da Instituição. Nos resultados, pôde-se observar o quanto os fatores subjetivos são importantes na motivação do trabalho docente, pois muitos valorizam tanto as relações formais quanto as informais que se estabelecem na organização. Concluiu-se que a maioria dos professores consideram-se relativamente motivados no trabalho, sendo que o fator que mais desmotiva é a política pública praticada na escola.
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