IDENTIFICAÇÃO PRELIMINAR DA SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DO IF GOIANO CAMPUS URUTAÍ - GO
Palavras-chave:
Burnout, Professor, IF Goiano Campus UrutaíResumo
A pesquisa teve como objetivo geral analisar a ocorrência da Síndrome de Burnout em professores do Instituto Federal Goiano Campus Urutaí e objetivos específicos (1) compreender a Síndrome de Burnout como um dos fatores de risco de natureza ocupacional, tendo como uma das causas o ritmo de trabalho dos professores no IF Goiano Campus Urutaí e (2) classificar nas escalas de Exaustão Emocional, Despersonalização e Reduzida Realização Profissional, indicando os níveis baixo, moderado e alto dos professores do IF Goiano Campus Urutaí. A população de interesse é formada por 92 docentes em atividade na instituição. A amostra foi composta por 33 docentes, que participaram espontaneamente, respondendo aos instrumentos de pesquisa, o que corresponde a 35% da população de interesse. A pesquisa revelou, que com relação à dimensão Exaustão Emocional, a amostra encontra-se em um índice moderado, atingindo 20,5 pontos. Referente à dimensão Despersonalização a amostra encontra-se em um índice moderado com 7,4 pontos. E, referente à dimensão Reduzida Realização Profissional a pesquisa mostrou um índice alto com 17,2 pontos. Observa-se que a dimensão Exaustão Emocional possui uma diferença de 5,2 pontos em relação ao sexo, dentro da classificação moderado, os homens apresentaram maior índice em relação as mulheres. Observase que a dimensão Despersonalização possui uma diferença em relação ao sexo, os homens estão em uma classificação baixa enquanto as mulheres estão em uma classificação moderado. Com relação à dimensão Reduzida Realização Profissional tanto homens quanto mulheres estão na classificação alta.
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