CIRCUITO FLORÍSTICO: UMA ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE BOTÂNICA
Palavras-chave:
Contextualização, Ensino de Botânica, Ensino médio, Jogos educativosResumo
Os conteúdos de Botânica no Ensino de Biologia vêm sendo trabalhados de maneira descritiva, seguindo o modelo convencional de ensino, desvinculados da realidade escolar e da comunidade. Um dos agravantes é a dificuldade dos professores em desenvolver atividades práticas que despertem a curiosidade do aluno, estimulem a observação e que demonstrem a importância do conhecimento no seu dia a dia. Assim, na tentativa de despertar nos alunos do Ensino Médio o interesse em Botânica e visando uma proposta de trabalho diferenciada, o presente estudo teve como objetivo elaborar o jogo “Circuito Florístico” e aplicá-lo como tecnologia educacional em duas turmas do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Juvenal José Pedroso, Goiânia-GO. O jogo foi desenvolvido no pátio do colégio tendo como elementos constituintes as plantas encontradas nesse ambiente. As plantas foram selecionadas, identificadas e enumeradas para a realização do jogo educativo. A avaliação da proposta lúdica foi feita qualitativa por observações in loco e quantitativamente, a partir de um questionário aplicado após o jogo. O “Circuito Florístico” teve papel fundamental para a aprendizagem em Botânica, auxiliando no processo ensino-aprendizagem, despertando a curiosidade, o interesse, a observação e o envolvimento dos alunos. Possibilitou uma maneira contextualizada, dinâmica, interdisciplinar e acessível de trabalhar conteúdos de Botânica no Ensino Médio.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.