CARACTERIZAÇÃO DO CONSUMIDOR E DO MERCADO DA CARNE SUÍNA NO MUNICÍPIO DE UMUARAMA – PARANÁ - BRASIL
Palavras-chave:
consumidor, carne, perfil, suínosResumo
Persistem, na opinião pública, mitos e tabus sobre a carne suína que duram por gerações. Tendo em vista a necessidade de quebrar alguns preconceitos com relação à carne suína, esta pesquisa teve como objetivo analisar o perfil do consumidor e do mercado da carne suína e seus derivados no município de Umuarama, PR., onde foram entrevistados aleatoriamente 485 consumidores nos supermercados e açougues, localizados na região central e bairros, para coleta dos dados, através de questionários com 42 perguntas diretas. Com a finalidade de garantir a representação da amostra, fez-se um planejamento de controle da aplicação dos questionários, no intuito de se ter uma distribuição heterogênea da população quanto aos parâmetros de estrato social, sexo e idade. A amostra pesquisa constituiu-se de 71% de mulheres e 29% de homens. Quanto à escolaridade, prevaleceu o ensino médio (39,11%), 47/3% tinham renda mensal até dois salários mínimos. Dentre os entrevistados, 61,93% consomem a carne suína e 38,07% não. Entre os não-consumidores, 38,55% por questões de saúde, 31,33% não aprecia o sabor, 4,46 por repulsa e 3,61% por questões religiosas. Quarenta e nove dos entrevistados acham gordurosa e 41% alto nível de colesterol. O corte mais consumido é a bisteca. 47% (quarenta e sete) afirmam que desconhece o ciclo da cisticercose/ teníase. Reforça-se a necessidade da implementação de políticas para informação do consumidor, que eliminem distorções relativas ao consumo, bem como a movimentação dos setores industrial e varejista a fim de ofertar o produto de maneira variada, tornando diferentes cortes e produtos conhecidos pelo consumidor final.
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