AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM QUIMICA (IF GOIANO – CÂMPUS URUTAÍ) SOBRE A RADIOATIVIDADE

Autores

  • José Henrique Faleiro
  • Denys Costa
  • Thiago Magalhães
  • Randys Gonçalves
  • Leandro Máximo

Palavras-chave:

conhecimento, estudantes, desastres, radioatividade

Resumo

A radioatividade é um assunto carregado de preconceito e que causa receio na população apesar dos seus inúmeros benefícios. Um dos grandes problemas que acarreta medo em relação à área nuclear é a ausência ou a deficiência do conhecimento das pessoas acerca desta tecnologia. Dessa forma, o propósito deste estudo é identificar e avaliar o nível de conhecimento e as concepções acerca da radioatividade de estudantes do ensino superior. Para isso, foi aplicado um questionário abrangendo perguntas abertas e fechadas sobre aspectos gerais a cerca da radioatividade a 39 estudantes de Licenciatura em Química do IF Goiano – Câmpus Urutaí. Na grande maioria, os discentes afirmaram que já ouviram falar sobre a radioatividade, apresentam sentimento negativo acerca do assunto, não conhecem o contexto histórico da descoberta da radioatividade, não sabem a diferença entre radiação ionizante e não ionizante e não conhecem os tipos de radiações emitidas pelas substâncias radioativas. A análise indicou que os alunos, em geral, desconhecem ou conhecem muito pouco o assunto, revelando a necessidade do desenvolvimento de ações educativas que promovam a aquisição/construção de conhecimentos acerca de uma área tão intrigante e importante no campo do conhecimento tecnológico e científico como a radioatividade. 

Downloads

Publicado

2013-07-01

Como Citar

Faleiro, J. H. ., Costa, D. ., Magalhães, T. ., Gonçalves, R. ., & Máximo, L. . (2013). AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM QUIMICA (IF GOIANO – CÂMPUS URUTAÍ) SOBRE A RADIOATIVIDADE. ENCICLOPEDIA BIOSFERA, 9(16). Recuperado de https://conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/3533

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)