AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM QUIMICA (IF GOIANO – CÂMPUS URUTAÍ) SOBRE A RADIOATIVIDADE
Palavras-chave:
conhecimento, estudantes, desastres, radioatividadeResumo
A radioatividade é um assunto carregado de preconceito e que causa receio na população apesar dos seus inúmeros benefícios. Um dos grandes problemas que acarreta medo em relação à área nuclear é a ausência ou a deficiência do conhecimento das pessoas acerca desta tecnologia. Dessa forma, o propósito deste estudo é identificar e avaliar o nível de conhecimento e as concepções acerca da radioatividade de estudantes do ensino superior. Para isso, foi aplicado um questionário abrangendo perguntas abertas e fechadas sobre aspectos gerais a cerca da radioatividade a 39 estudantes de Licenciatura em Química do IF Goiano – Câmpus Urutaí. Na grande maioria, os discentes afirmaram que já ouviram falar sobre a radioatividade, apresentam sentimento negativo acerca do assunto, não conhecem o contexto histórico da descoberta da radioatividade, não sabem a diferença entre radiação ionizante e não ionizante e não conhecem os tipos de radiações emitidas pelas substâncias radioativas. A análise indicou que os alunos, em geral, desconhecem ou conhecem muito pouco o assunto, revelando a necessidade do desenvolvimento de ações educativas que promovam a aquisição/construção de conhecimentos acerca de uma área tão intrigante e importante no campo do conhecimento tecnológico e científico como a radioatividade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.