NEUROGAME – SACUDINDO OS NEURÔNIOS: PROPOSTA PEDAGÓGICA LÚDICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Vanessa Rafaela Leite
  • Adriana Antunes
  • Joana Cristina Faria

Palavras-chave:

jogos didáticos, construção conhecimento, lúdico

Resumo

A inserção de novas mídias educativas tem aumentado e destacam-se metodologias que utilizam computadores e softwares. Jogos computacionais são usados como estratégias metodológicas e apoiam-se no lúdico para gerar motivação, reflexão e autonomia, proporcionando o desenvolvimento cognitivo do estudante. A presente pesquisa avaliou através da utilização do jogo didático no formato de Quiz a construção dos conhecimentos de sistema nervoso e drogas psicotrópicas. O público foram 60 estudantes do 8° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Goiânia, os resultados foram analisados qualitativamente e quantitativamente através do questionário aplicado após o jogo. Observações in loco e registros escritos, 94% dos estudantes relataram que o jogo facilitou o aprendizado do conteúdo e responderam as dez questões do questionário. Esses dados sugerem que os jogos didáticos são ferramentas importantes na construção do conhecimento e transposição didática, e o papel do professor como mediador é significativo na consolidação da prática educativa. 

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Publicado

2012-11-30

Como Citar

Leite, V. R. ., Antunes, A. ., & Faria, J. C. . (2012). NEUROGAME – SACUDINDO OS NEURÔNIOS: PROPOSTA PEDAGÓGICA LÚDICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS. ENCICLOPEDIA BIOSFERA, 8(15). Recuperado de https://conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/3777

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