EDUCAÇÃO ESPECIAL: A TEORIA DO CAMPO CONCEITUAL ADITIVO NUM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Ana Carolina Abreu
  • Brunna Caroliny Doutor
  • Eliane Mota

Palavras-chave:

Campo Aditivo, Necessidades Educacionais Especiais, Teoria dos Campos Conceituais

Resumo

O objetivo desse trabalho é analisar as contribuições da teoria dos campos conceituais na aprendizagem das operações de adição e subtração de um aluno com Necessidades Educacionais Especiais (N.E.E.), mais especificamente, com déficit de aprendizagem e discalculia. As atividades desenvolvidas apoiaram-se na teoria dos campos conceituais de Gérard Vergnaud. Para a coleta dos dados foi realizado um pré-teste, posteriormente, aplicado atividades matemáticas e por último a aplicação do pós-teste. No decorrer do desenvolvimento das atividades foi utilizado o diário de campo para o registro das observações. As atividades foram compostas de situações-problema do campo aditivo e apresentadas, por meio, de listas de atividades e do manuseio de materiais concretos. As intervenções surgiram a partir do desenvolvimento dessas atividades e aconteceu em seis momentos no Colégio Estadual Professor Ivan Ferreira (CEPIF). Com os resultados das intervenções realizadas, observa-se que houve uma significativa aprendizagem dos conceitos de adição e subtração pelo aluno.

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Publicado

2014-12-01

Como Citar

Abreu, A. C., Doutor, B. C. ., & Mota, E. . (2014). EDUCAÇÃO ESPECIAL: A TEORIA DO CAMPO CONCEITUAL ADITIVO NUM ESTUDO DE CASO . ENCICLOPEDIA BIOSFERA, 10(19). Recuperado de https://conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/2480