MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO: UM ESTUDO NO BRASIL E EM PORTUGAL
Palavras-chave:
Ambiente, Educação ambiental, representações sociaisResumo
As representações sociais se referem a cognições que se manifestam em conceitos, explicações e afirmações originadas no cotidiano, através dos processos de comunicação interindividual, e que têm a capacidade de orientar condutas. O presente artigo relata estudo que teve por objetivo identificar e comparar as representações sociais sobre ambiente e sobre educação ambiental de estudantes de cursos de formação de professores em universidades brasileiras e portuguesas. Os dados foram colhidos através de um questionário composto por duas questões de evocação livre cujos termos indutores eram “meio ambiente” e “educação ambiental” e questões dissertativas. A análise foi realizada conforme os procedimentos para identificação do núcleo central das representações sociais. No que diz respeito às representações sociais sobre meio ambiente, os resultados apontam para diferenças entre os grupos. Os estudantes brasileiros realçam a necessidade de preservar o ambiente, ao passo que os estudantes portugueses destacam a necessidade de reciclar materiais. Essa diferença repercute nas respectivas representações sociais de ambos os grupos sobre educação ambiental. Assim, enquanto os estudantes brasileiros falam em conscientizar para preservar os recursos naturais, os portugueses falam em ensinar a preservar, a respeitar, a não poluir e a reciclar. Ambos os grupos, portanto, têm atitudes diferentes: de preservar, não usar ou usar bem (Brasil) ou de reciclar o que já foi usado (Portugal).
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