ASPECTOS DA EDUCACAO AMBIENTAL NA PERCEPCÃO DOS GRADUANDOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA, DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA DO CAMPUS DE ITAPETINGA-BA

Autores

  • Marilia Augusta Miranda
  • Obertal Almeida
  • Odair Lemos
  • Carlos Cerqueira-Silva

Palavras-chave:

Biologia, ensino, meio ambiente, transversalidade

Resumo

Sendo a percepção ambiental uma tomada de consciência e sensibilização do meio ambiente pelo indivíduo, pesquisas referentes a este tema são de fundamental importância para compreender a interação entre o homem e o meio ambiente. Este trabalho teve como objetivo realizar um diagnóstico inicial da percepção dos licenciados em Ciências Biológicas da UESB do Campus de Itapetinga-BA em relação a alguns aspectos da Educação Ambiental. Foram sujeitos da pesquisa 34 discentes do referido curso de Licenciatura, os quais estavam matriculados no II, IV, VI, VII e VIII Semestre do período letivo 2013.1. Para a coleta de dados utilizou-se um questionário pré-estabelecido, cujo enfoque adotado para entender a sentença do fenômeno foi quantitativo. A análise geral dos resultados evidencia a necessidade de abordar a transversalidade do tema Educação Ambiental, por meio da implantação da prática da pesquisa em grupos e projetos desde o início do referido curso, contribuindo para a formação dos futuros Educadores. Neste sentido esperase que tais resultados sirvam de subsídios para ações voltadas ao tema em questão. Entende-se que é por meio da educação ambiental, que a sociedade irá criar uma nova percepção de mundo, de forma a sensibilizar-se para a interação entre o meio ambiente e o homem.

Downloads

Publicado

2014-07-01

Como Citar

Miranda, M. A., Almeida, O. ., Lemos, O. ., & Cerqueira-Silva, C. . (2014). ASPECTOS DA EDUCACAO AMBIENTAL NA PERCEPCÃO DOS GRADUANDOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA, DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA DO CAMPUS DE ITAPETINGA-BA. ENCICLOPEDIA BIOSFERA, 10(18). Recuperado de https://conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/2938

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)