PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO E ACADÊMICOS DE UMA UNIVERSIDADE BAIANA A RESPEITO DA BIOTECNOLOGIA
Palavras-chave:
Biossegurança, Ciências Biológicas, Ensino, TecnologiaResumo
O trabalho foi realizado a partir de dados coletados mediante uso de questionário (abrangendo conceitos básicos e polêmicas relacionadas a biotecnologia) aplicado entre agosto e dezembro de 2011. A população amostral foi composta por acadêmicos de 10 cursos de graduação da ‘UESB’ e por alunos de quatro escolas de ensino médio do município de Itapetinga, Bahia. Os dados foram analisados mediante estatística descritiva, uni- e multivariada. Os discentes conseguiram se posicionar em relação as discussões que permeiam a biotecnologia, mas os resultados revelam que os mesmos desconhecem princípios básicos. Foi observado um ganho no conhecimento dos graduandos que possuem contato com disciplinas associadas à biotecnologia em relação aos demais graduandos. Também ficou evidente que conteúdos do ensino médio são por vezes esquecidos, visto que parte dos universitários apresentaram desempenho inferior à média dos estudantes do ensino médio. Entende-se existir carência na concepção dos estudantes a respeito da biotecnologia.
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