PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO E ACADÊMICOS DE UMA UNIVERSIDADE BAIANA A RESPEITO DA BIOTECNOLOGIA

Autores

  • Mel Loureiro
  • Elisa Santos
  • Juliane Amorim
  • Carlos Cerqueira-Silva

Palavras-chave:

Biossegurança, Ciências Biológicas, Ensino, Tecnologia

Resumo

O trabalho foi realizado a partir de dados coletados mediante uso de questionário (abrangendo conceitos básicos e polêmicas relacionadas a biotecnologia) aplicado entre agosto e dezembro de 2011. A população amostral foi composta por acadêmicos de 10 cursos de graduação da ‘UESB’ e por alunos de quatro escolas de ensino médio do município de Itapetinga, Bahia. Os dados foram analisados mediante estatística descritiva, uni- e multivariada. Os discentes conseguiram se posicionar em relação as discussões que permeiam a biotecnologia, mas os resultados revelam que os mesmos desconhecem princípios básicos. Foi observado um ganho no conhecimento dos graduandos que possuem contato com disciplinas associadas à biotecnologia em relação aos demais graduandos. Também ficou evidente que conteúdos do ensino médio são por vezes esquecidos, visto que parte dos universitários apresentaram desempenho inferior à média dos estudantes do ensino médio. Entende-se existir carência na concepção dos estudantes a respeito da biotecnologia.

Downloads

Publicado

2012-11-30

Como Citar

Loureiro, M. ., Santos, E. ., Amorim, J. ., & Cerqueira-Silva, C. . (2012). PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO E ACADÊMICOS DE UMA UNIVERSIDADE BAIANA A RESPEITO DA BIOTECNOLOGIA. ENCICLOPEDIA BIOSFERA, 8(15). Recuperado de https://conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/3782

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)