CONSTRUÇÃO DE MODELO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA: MEIOSE E VARIABILIDADE GENÉTICA
Palavras-chave:
genética, modelo didático, variabilidadeResumo
O entendimento de temas de Biologia como a meiose e a variabilidade genética pelos alunos é o grande desafio dos professores de Biologia. Metodologias alternativas estimulam a integração entre o conteúdo e as atividades práticas, estimulando o processo de aprendizagem. Este artigo propõe o uso de um modelo didático no processo de ensino-aprendizagem de biologia com enfoque principal no papel da meiose para a variabilidade genética. Para a confecção do modelo foram escolhidos materiais com baixo custo, fácil acesso, durabilidade, facilidade na confecção e no manuseio. Placas de EVA foram recortadas reproduzindo modelos de cromossomos. Posteriormente os cromossomos foram pintados de cores diferentes e neles foram fixados ímãs. Em seguida os modelos de cromossomos foram fixados em uma placa de aço presa em uma parede. A utilização desse modelo didático mostrou-se como uma importante estratégia integradora que despertou o interesse e a discussão, facilitando a assimilação de assuntos relacionados ao tema por parte dos alunos, como o pareamento ao acaso dos cromossomos homólogos durante a meiose e a variabilidade genética das espécies, que para a maioria dos alunos era algo abstrato.
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