GERMINAÇÃO, MORFOLOGIA DE FRUTOS, SEMENTES E PLÂNTULAS DE JACARANDÁ-DA-BAHIA (Dalbergia nigra (Vell.) Fr. All. ex. Benth.)

Autores

  • Aderbal Silva
  • Lais Costa

Palavras-chave:

Caviúna, cotilédones, dispersão, fanerocotiledonar

Resumo

O conhecimento do processo de germinação, bem como da morfologia de espécies nativas é de grande importância para o entendimento de sua autoecologia, bem como do seu comportamento e distribuição nos diferentes ecossistemas. Assim, o presente trabalho teve como objetivo estudar a germinação e descrever as características morfológicas dos frutos, sementes, plântulas de Dalbergia nigra, com intuito de contribuir para o conhecimento biológico da espécie. As sementes foram coletadas em matrizes existentes nos municípios de Alegre e Jerônimo Monteiro, ES. Avaliação da germinação da espécie Dalbergia nigra foi realizada utilizando-se 4 repetições de 25 sementes colocadas em “gerbox” entre papel germitest. Para descrição morfológica de frutos e sementes foram examinadas 100 unidades, retiradas aleatoriamente no lote coletado. Foram fotografadas e descritas as características morfológicas dos frutos, sementes e plântulas. Na avaliação da germinação, os resultados encontrados para o Índice de Velocidade de Germinação (IVG) e a porcentagem de germinação foram 8,16 e 64% respectivamente. O fruto é do tipo vagem, achatada e indeiscente seco e possui coloração marrom escuro. As sementes são duras, com forma oblonga, plana, de coloração marrom claro e brilhosas. A germinação da espécie em estudo é fanerocotiledonar e epígea. Os aspectos morfológicos do fruto, da semente e a formação das plântulas de Dalbergia nigra são homogêneos em todas as fases e confiáveis para a identificação da espécie.

Downloads

Publicado

2014-07-01

Como Citar

Silva, A. ., & Costa, L. . (2014). GERMINAÇÃO, MORFOLOGIA DE FRUTOS, SEMENTES E PLÂNTULAS DE JACARANDÁ-DA-BAHIA (Dalbergia nigra (Vell.) Fr. All. ex. Benth.) . ENCICLOPEDIA BIOSFERA, 10(18). Recuperado de https://conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/2801

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>