CARACTERIZAÇÃO FENOTÍPICA E FATORES DE DECISÃO NA COMPRA DE FRANGO CAIPIRA NO MUNICÍPIO DE ARAGUAÍNA, TOCANTINS
Palavras-chave:
análise multivariada, comércio, consumidor, galinha caipiraResumo
Objetivou-se caracterizar através de caracteres fenotípicos, medidas morfométricas frangos caipiras comercializados em Araguaína, Tocantins, bem como analisar os fatores de decisão do consumidor para sua compra e consumo. Foram analisadas características morfo-estruturais e métricas das aves comercializadas no município, bem como realizado levantamento junto aos consumidores, para fundamentar as relações de compra e consumo. Os resultados mostraram que as aves caipiras comercializadas em Araguaína não possuem um padrão racial definido, as galinhas são conhecidas pela maioria como “caipira” ou comum, provenientes de criações rústicas. Verificou-se que as características: cor da carne, manejo dos animais, porte e sabor foram categorizadas como muito importantes na tomada de decisão para o consumo de carne de frango caipira. Conclui-se que o comércio de galinhas caipiras na cidade de Araguaína, TO, está intimamente relacionado a atributos tradicionais e culturais da população.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.