CRESCIMENTO IN VITRO DE Catasetum x apolloi BENELLI & GRADE (ORCHIDACEAE) EM MEIO DE CULTURA COM ADIÇÃO DE LICOR PIROLENHOSO DE TECA (Tectona grandis)

Autores

  • Daniel Miranda
  • Aleson Vieira
  • Isane Vera Karsburg

Palavras-chave:

Fumaça, Híbrido, micropropagação, madeira

Resumo

A espécie Catasetum x apolloi é um híbrido natural resultante do cruzamento entre Catasetum schmidtianum e Catasetum longifolium. A cultura in vitro é vista como uma ótima alternativa para propagação de orquídeas, a adição de outros elementos nestes meios de cultura podem aumentar essa eficiência como o extrato pirolenhoso, proveniente da condensação da fumaça da queima da madeira. O trabalho objetivou avaliar a eficiência do extrato pirolenhoso de teca no desenvolvimento in vitro de Catasetum x apolloi. Foi utilizado o meio de cultura alternativo: 30g L-1 de sacarose, 4g L-1 de carvão ativado, 2g L-1 de fertilizante B&G, 100 mL L-1 de água de coco. O meio de cultura foi autoclavado e cada frasco recebeu 5 protocormos. Foram avaliadas 20 plantas por tratamento (0, 1, 2, 3, 4 e 5 mL L-1 de licor pirolenhoso). Não houve diferença estatística entre os tratamentos nas variáveis: número de raízes, comprimento da maior raiz e comprimento médio de raízes. Para o número de folhas por planta o tratamento com 3 mL L-1 obteve o menor valor. As variáveis comprimento: total de folhas, comprimento da maior folha e tamanho total de plantas obtiveram semelhança, já que com a adição do extrato pirolenhoso o ponto mínimo ficou entre 2,7 e 2,8 mL L-1. Para o peso de massa fresca, as maiores médias estão nos tratamentos com 0 e 5 mL L-1. Os melhores tratamentos foram 0 e 5 mL L-1, porém é preferível a não utilização do extrato pirolenhoso, já que não houve diferença significativa entre os dois. 

Downloads

Publicado

2014-07-01

Como Citar

Miranda, D. ., Vieira, A. ., & Karsburg, I. V. . (2014). CRESCIMENTO IN VITRO DE Catasetum x apolloi BENELLI & GRADE (ORCHIDACEAE) EM MEIO DE CULTURA COM ADIÇÃO DE LICOR PIROLENHOSO DE TECA (Tectona grandis) . ENCICLOPEDIA BIOSFERA, 10(18). Recuperado de https://conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/2734

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)