CONSTRUÇÃO CIVIL E A CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL: ESTUDO DA IMPORTÂNCIA DA SUSTENTABILIDADE EM CONSTRUÇÕES CIVÍS BASEADO NA CERTIFICAÇÃO LEED
Palavras-chave:
Sustentabilidade, LEED, Construção civilResumo
As questões sobre sustentabilidade têm ganhado cada vez mais espaço nas legislações e selo de certificação nos diferentes países, grande parte devido aos impactos ambientais, oriundos principalmente, da indústria da construção civil. Assim, o objetivo foi avaliar o grau de conhecimento das principais construtoras de Maringá-PR sobre a certificação ambiental norte-americana LEED (Leadership in Energy and Environmetal Design), bem como identificar as principais dificuldades para sua implementação nos empreendimentos. Para tal, foram selecionadas 11 construtoras premiadas pelo SINDUSCON (Serviço Social da Indústria da Construção Civil) entre 2010 e 2016, destas apenas quatro concordaram em participar da pesquisa. A pesquisa foi realizada mediante aplicação de questionário onde se obteve informações gerais sobre a construtora e respostas específicas sobre certificação LEED e sustentabilidade no setor da construção civil. Verificou-se que todas construtoras conhecem a importância da sustentabilidade da construção civil. Porém, embora as mesmas já possuam empreendimentos baseados em ações da sustentabilidade, estas compreendem basicamente mecanismos relacionados com eficiência hídrica, energética e gestão de resíduos. Das quatro construtoras entrevistadas, apenas as B e D conheciam a Certificação LEED. Entretanto apenas a construtora D possuía empreendimentos que já foram Certificados LEED. Todas as construtoras se consideraram sustentáveis, e as construtoras B e D demonstraram maior conhecimento ao tema, assim como maior quantidade de ações em prol da sustentabilidade. A construtora A demonstrou pouco conhecimento e interesse pelo tema, já a construtora C justificou seu baixo número de ações sustentáveis pelo fato de concretizar obras de terceiros, executando exatamente o projeto pedido pelo cliente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.