PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DE BIOLOGIA DO CENTRO DE ENSINO MÉDIO CÔNEGO ADERSON GUIMÃRES JUNIOR, SOBRE O USO DAS TIC’S

Autores

  • Samuel Carvalho
  • Guilherme Silva
  • Maria Lindalva Silva
  • Gonçalo Conceição
  • Heloísa Regina Sousa

Palavras-chave:

Educação, Ensino de Biologia, Recursos didáticos

Resumo

As tecnologias da informação são ferramentas com potencial transformador para promover a equidade e qualidade na educação. Nesta perspectiva, o docente busca alternativas que visem conciliar as mídias ao cenário educacional. O presente trabalho objetivou analisar as perspectivas dos docentes quanto ao uso das tecnologias da informação e comunicação no C.E. Conego Aderson Guimarães Júnior. Para realização da pesquisa e obtenção dos dados, foram selecionados seis professores de Biologia da escola, aos quais foram submetidos a um questionário socioeducativo para analisar a visão dos mesmos quanto ao uso das TIC’s no ambiente escolar. Após análise dos dados, observou-se que os docentes da escola utilizam recursos midiáticos na prática educativa e no cotidiano escolar, contudo ressaltam que pontos como a falta de interesse dos alunos e de estrutura, dificultam a prática pedagógica quanto ao uso das TIC’s. Notou-se também que os docentes possuem uma percepção dicotômica quanto avaliação do uso das TICs na escola, mostrando-se necessitados de um curso de aperfeiçoamento e manejo das TIC’s. Assim o presente trabalho mostra a necessidade que os docentes de Biologia possuem em utilizar os meios tecnológicos que auxiliam no processo de ensino aprendizagem dos alunos, visando a prática pedagógica dentro do ensino de Biologia e principalmente em sala de aula.

Downloads

Publicado

2017-06-20

Como Citar

Carvalho, S. ., Silva, G., Silva, M. L. ., Conceição, G. ., & Sousa, H. R. . (2017). PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DE BIOLOGIA DO CENTRO DE ENSINO MÉDIO CÔNEGO ADERSON GUIMÃRES JUNIOR, SOBRE O USO DAS TIC’S . ENCICLOPEDIA BIOSFERA, 14(25). Recuperado de https://conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/968

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>