MODELO PREDITIVO DO POTENCIAL DE DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DA ESPÉCIE Richeria grandis VAHL. NO ESTADO DE MINAS GERAIS E SUA RELAÇÃO COM AS FLUTUAÇÕES CLIMÁTICAS DO QUATERNÁRIO
Palavras-chave:
mata de galeria, maxent, modelagemResumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito das flutuações climáticas do Quaternário sobre a distribuição preditiva da espécie Richeria grandis VAHL. no estado de Minas Gerais. Foram utilizados dados de ocorrência da espécie e 10 variáveis climáticas referentes a três cenários passados (Holoceno, Último Glacial Máximo e Interglacial) e período atual para a análise da modelagem. O algoritmo Maxent foi selecionado para relacionar a ocorrência da espécie com variáveis bioclimáticas que refletem diferentes condições de temperatura, precipitação e sazonalidade. Os modelos foram validados por meio do índice Area Under Curve (AUC) e a inflluência das variáveis sobre a distribuição foi avaliada por meio do teste Jackknife. Os modelos apresentaram bom desempenho, visto que os índices AUC variaram entre 0,81 a 0,87. Os modelos do Quaternário evidenciaram um aumento gradativo da adequabilidade para a Richeria grandis nos cenários do Interglacial (120 – 140 mil anos atrás), Último Glacial Máximo (22 mil anos atrás) e Holoceno (6000 anos atrás), respectivamente. Já para o cenário atual (1960 – 1990), houve uma baixa de adequabilidade, quando comparado ao período Holoceno. As variáveis bioclimáticas que melhor contribuíram para a modelagem foram: Precipitação do mês mais chuvoso, a qual parece ter a maior informação útil agregada, seguida da variável Precipitação do mês mais seco, Isotermalidade e por último a Sazonalidade de temperatura. Esta ferramenta mostrou-se bastante útil em fornecer contribuições para o estudo de questões ecológicas sobre a distribuição da espécie, além de ser uma importante ferramenta para planos de conservação da biodiversidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.