FORTALEZAS, FRAQUEZAS, OPORTUNIDADES E AMEAÇAS DAS ASSOCIAÇÕES FRENTE À CAPACIDADE ORGANIZATIVA E DESEMPENHO NA COMERCIALIZAÇÃO
Palavras-chave:
Associações Rurais, Comercialização, OrganizaçãoResumo
Este estudo teve por objetivo analisar a capacidade organizativa e o desempenho da comercialização de associações rurais. O artigo retrata um estudo de caso fundamentado na pesquisa-ação realizada em 15 entidades beneficiárias do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável (PDRS)/Projeto São José III (PSJIII), da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), do Governo do Estado do Ceará/Brasil, localizadas nos Territórios de Sobral, Extremo Oeste, Ibiapaba, Sertão Central e Centro Sul. Foi utilizada a matriz SWOT. O termo é um acrónimo de Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). Cada associação construiu a sua SWOT. Como principais resultados verificou-se que nos fatores analisados houve deficiência no desenvolvimento vivencial do grupo, precária condição de execução das tarefas grupais, gestão desmotivada e exclusão ou desvalorização de oportunidades de apoio de agentes externos para alcançar seu desenvolvimento socioeconômico. As associações que atuam com capacidade de articulação e de relacionamentos e que geram um ambiente de cooperação, participação, confiança e flexibilidade estão mais bem preparadas para assegurar um desempenho mais eficiente na comercialização.
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