OCORRÊNCIA CONCOMITANTE DE METÁSTASE DE CARCINOMA DE CÉLULAS ESCAMOSAS PARA PULMÃO E MIELOENCEFALITE PROTOZOÁRIA EQUINA: RELATO DE CASO
Palavras-chave:
carcinoma epidermoide, cavalo, SarcocystisResumo
A mieloencefalite protozoária equina é uma doença infectocontagiosa causada principalmente pelo protozoário Sarcocystis neurona, acometendo o sistema nervoso central dos equinos. O diagnóstico desta patologia é clínico, devido à dificuldade de identificação dos cistos de protozoários na avaliação histológica, sendo recomendada a técnica de imunohistoquímica para esta finalidade. O carcinoma de células escamosas (CCE) é uma neoplasia maligna comum na espécie equina, com origem nas células epiteliais da epiderme que sofrem diferenciação para queratinócitos. Possui caráter infiltrativo local e ocorrência incomum de metástases. Objetivou-se relatar a ocorrência de encefalite protozoária equina juntamente com caso incomum de metástase de carcinoma de células escamosas em pulmão de equino. O animal de vinte anos de idade, sem raça definida, foi encaminhado ao setor de patologia do Hospital Veterinário da Universidade Federal de Uberlândia para realização de exame necroscópico e microscópico. O animal apresentava massa localizada no prepúcio e foi submetido à exérese cirúrgica da massa. Após o procedimento cirúrgico o equino apresentou sintomatologia nervosa e foi submetido à eutanásia. No exame necroscópico coletou-se fragmento de encéfalo e pulmão, que apresentava nódulo circunscrito. Histologicamente diagnosticou-se metástase de CCE no pulmão e, apesar de difícil identificação na avaliação histológica, cistos de protozoário no encéfalo compatíveis com Sarcocystis ssp.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.