ANÁLISE DA PERFORMANCE DOS COAGULANTES NATURAIS Moringa oleifera E TANINO COMO ALTERNATIVA AO SULFATO DE ALUMÍNIO PARA O TRATAMENTO DE ÁGUA
Palavras-chave:
coagulantes naturais, tecnologias limpas, tratamento da águaResumo
Nos últimos anos, tem aumentado a demanda por pesquisas referentes ao uso de coagulantes alternativos aos coagulantes químicos para o tratamento de água potável, visando a melhoria do processo, permitindo a redução da geração de lodo e a ausência de metais na água. Diante disso, o presente trabalho objetivou analisar a performance de coagulantes naturais, Moringa oleifera e Tanino (Tanfloc) comparando-os ao coagulante químico sulfato de alumínio no tratamento da água. A água bruta utilizada nesta pesquisa foi proveniente da bacia do Rio Pirapó, coletada no munícipio de Maringá-PR. Os experimentos de coagulação/floculação e sedimentação foram realizados em Jar Test. Os parâmetros utilizados na caracterização da água foram: turbidez, cor e pH. Os resultados mostraram a eficácia do tanino quando comparado aos demais tratamentos, e que, entre o sulfato de alumínio e a Moringa oleifera não houve diferença. No entanto, o sulfato de alumínio apresenta baixo custo de mercado por ser produzido em larga escala, porém o mesmo é bioacumulador e representa riscos à saúde. Já a Moringa oleifera é um coagulante natural, eficiente e para ser utilizada no tratamento exige um processamento fácil e prático, o que a torna uma solução viável para o tratamento sustentável da água, principalmente em regiões menos desenvolvidas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.