PRODUÇÃO DE MUDAS DE PARICÁ (Schizolobium amazonicum Huber ex Ducke) EM DIFERENTES TIPOS DE SUBSTRATOS, RECIPIENTES E NÍVEIS DE SOMBREAMENTO EM RIO BRANCO, ACRE
Palavras-chave:
Amazônia, árvores nativas, silviculturaResumo
Considerando os fatores ligados a produção econômica e de qualidade, o objetivo desta pesquisa foi selecionar recipientes, substratos e sombreamento adequado em viveiro telado para a produção de mudas de paricá. O experimento foi instalado no delineamento inteiramente casualizado, esquema fatorial 2x4x4, com quatro repetições, totalizando 128 parcelas. Os tratamentos consistiram dos níveis de sombreamento de 25% e 50%, quatro tipos de substratos, sendo terra vegetalesterco-areia-vermiculita, terra vegetal-esterco-areia, terra vegetal e plantmax. O terceiro fator considerado foram tipos de recipientes, sendo sacolas de 17 cm x 22 cm, sacolas de 9 cm x 24 cm, tubetes de 300 cm³ e tubetes de 180 cm³. Foram avaliados: o diâmetro do coleto e a altura da planta. Foram feitas análises de variância e comparação de médias pelo teste de Tukey a 5%. O tubete de 180 cm³, associado ao substrato terra vegetal-esterco-areia-vermiculita, é o melhor recipiente para o crescimento inicial do paricá considerando altura e diâmetro do coleto. Cinquenta por cento foi o melhor nível de sombreamento considerando a altura das mudas de paricá e também é o melhor nível considerando o diâmetro do coleto para crescimento em tubetes de 180 cm³. Terra vegetal-esterco-areia-vermiculita é o melhor substrato para produção de mudas de paricá.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.