“ESTE ALUNO NÃO VEM MAIS, PROFESSOR!” UM ESTUDO SOBRE EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA DOS INSTITUTOS FEDERAIS – 2014 A 2022
Palavras-chave:
Bibliometria, Ensino profissional, PermanênciaResumo
Após algumas semanas de aula, o professor realiza a chamada e como num coro os alunos respondem “não frequenta mais” e assim, ao passar do tempo essa cena vai se repetindo ao longo do ano, diminuindo a quantidade de alunos na sala de aula e ampliando o percentual de alunos evadidos nos dados estatísticos das instituições de ensino. O presente artigo resultou de um estudo bibliométrico que investigou e analisou as pesquisas científicas sobre a evasão escolar na educação profissional nos institutos federais, publicadas na base de dados da Scopus, entre os dias 10 a 14 de outubro de 2022. A princípio foram localizados 21 documentos, entre os anos de 2014 a 2022, e após realizado um critério de seleção, foram elencadas 10 pesquisas. Os procedimentos metodológicos executados foram quantitativos e de base documental. Os resultados alcançados indicaram poucos estudos relacionados a evasão escolar na educação profissional dos institutos federais, contudo pudemos realizar as seguintes análises: quantitativo de estudos por ano; a área de conhecimento das publicações; as instituições responsáveis pelas publicações; relação de autoria por ano e sexo; fontes de publicações e; uma nuvem com as palavras mais citadas nos documentos.
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