O USO E AS CONTRIBUIÇÕES DAS METODOLOGIAS ATIVAS PARA A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Palavras-chave:
Aprendizagem Ativa, Ensino de Ciências, Metodologias AtivasResumo
As metodologias ativas são consideradas como estratégias e técnicas que dão ênfase ao papel protagonista do estudante, ao seu envolvimento direto, participativo e reflexivo. Nesse sentido, este artigo traz em discussão exemplos de metodologias aplicadas na prática escolar no ensino de ciências e seus resultados mais significativos. O objetivo da presente pesquisa é analisar as contribuições do uso de metodoligas ativas para a aprendizagem dos estudantes no Ensino de Ciências. O estudo se configura como uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa. Para a coleta de dados utilizou-se as plataformas de busca “Google Acadêmico” e “Periódicos Capes”, com os seguintes descritores “Metodologas Ativas and Ensino de Ciências” e “Metodologias Ativas and Escola”. A análise dos resultados foi direcionada pela Análise de Conteúdo de Laurence Bardin. Os resultados evidenciam que todas as experiências com uso de metodologias ativas no ambiente escolar foram satisfatórias e trouxeram excelentes resultados, a citar: aprendizagem significativa e ativa, desenvolvimento crítico e reflexico dos estudantes, motivação para estudar, ensino se tornou prazeroso, ressignificação de conteúdos, os estudantes aprenderam fazendo, entre outros.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.