AÇÕES DO PROJOVEM URBANO COMO INSTRUMENTO DE RESSOCIALIZAÇÃO EM UM PRESÍDIO FEMININO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Maria Lindalva Silva
  • Luana Araújo
  • Rosângela Almeida
  • Daniela Freitas
  • Andréia Oliveira

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Interdisciplinaridade, Prática Pedagógica

Resumo

O presente artigo objetivou relatar as práticas pedagógicas interdisciplinares realizadas durante a execução do programa ProJovem Urbano/Prisional, na Penitenciária Feminina em Teresina/PI. Trata-se de um relato de experiência dos projetos interdisciplinares coordenados pela equipe da Secretaria de Estado da Educação do Piauí, em parceria com a Coordenação de Ensino nas Prisões, da Secretaria de Estado da Justiça, executado no período de julho de 2018 a janeiro de 2020. As ações interdisciplinares foram desenvolvidas sob a orientação das educadoras dos componentes curriculares das áreas de Linguagens, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Arco Ocupacional. Para a realização das ações educativas houve a formação continuada das educadoras para o planejamento, desenvolvimento e execução, a partir de um cronograma préestabelecido previamente que incluiu o detalhamento das ações dos projetos interdisciplinares, contemplando os temas transversais Meio Ambiente, Pluralidade Cultural e Educação em Saúde, proposto pelo novo documento da Nova Base Curricular Comum para o ensino básico. O desenvolvimento das ações pedagógicas interdisciplinares contribuiu para uma aprendizagem significativa a partir da contextualização dos saberes e práticas vivenciadas pelas reeducandas. 

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Publicado

2022-12-14

Como Citar

Silva, M. L., Araújo, L. ., Almeida, R. ., Freitas, D. ., & Oliveira, A. . (2022). AÇÕES DO PROJOVEM URBANO COMO INSTRUMENTO DE RESSOCIALIZAÇÃO EM UM PRESÍDIO FEMININO: RELATO DE EXPERIÊNCIA. ENCICLOPEDIA BIOSFERA, 19(42). Recuperado de https://conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/5548