COMPARAÇÃO ENTRE PRODUTOS DE SENSORIAMENTO REMOTO OBTIDOS POR SENSORES ORBITAIS E RPAS APLICADOS À CONSERVAÇÃO DE PRECISÃO
Palavras-chave:
Agricultura de Precisão, Conservação do Solo, RPASResumo
Muitos produtores rurais têm buscado na Agricultura de Precisão (AP) a grande solução para aumentar a produtividade de suas lavouras gastando menos recursos. Existe por parte de pesquisadores e profissionais da área das ciências da terra uma preocupação da aplicação de técnicas consideradas AP sem nenhuma validação, podendo desencadear consideráveis impactos ambientais. O presente trabalho traz uma abordagem diferente de AP, a Conservação de Precisão que preza pelo âmbito conservacionista antes de tratar outros fatores do sistema de produção. Para tanto, foi realizado o monitoramento de uma lavoura de soja durante a safra 2018/2019 utilizando Remotely Piloted Aircraft System (RPAS) e dois satélites orbitais, o OLI/Landsat-8 e o Sentinel-2A, confeccionando mapas de Índice Vegetativo (IV), NDVI para as imagens de satélite e MPRI para as fotos do RPAS, e mapas de classificação de uso de solo com duas macroclasses: solo e soja, utilizando o Semiautomatic Classification Plugin (SCP). Foi avaliado a eficiência de cada método na identificação de irregularidades na região de estudo (ROI) por análises visual e quantitativa. Apenas pela análise visual percebe-se que o uso do satélite OLI/Landsat-8, para monitoramento agrícola, somente se justifica pela sua gratuidade e resolução temporal. Os produtos advindos do satélite Sentinel-2A tem um bom desempenho na identificação de irregularidades em lavouras, mas é por meio dos mapas provenientes das fotos do RPAS que se obtém alto nível de detalhamento. A classificação utilizando o método SCP possui resultado satisfatório em todos os tratamentos, bem como a utilização do MPRI no monitoramento agrícola utilizando RPAS.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.