A UTILIZAÇÃO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL -MACHINE LEARNING E BUSINESS INTELLIGENCE- NA DETECÇÃO E PREVENÇÃO DE FRAUDES CONTÁBEIS: primeiras aproximações
Palavras-chave:
Auditorias, Business Intelligence, Fraudes, Inteligência Artificial, Machine LearningResumo
O presente estudo aborda a utilização de Inteligência Artificial (IA) e sua aplicação em modelos preditivos para auxílio na identificação e prevenção de fraudes. O objetivo consiste em explanar possibilidades de utilização dos recursos oferecidos na aplicação de IA em soluções de Machine Learning (ML) e Business Intelligence (BI) para aprimoramento dos processos de auditoria de empresas de médio e grande porte, através do desenvolvimento de soluções que auxiliem e/ou automatizem o processo de auditoria. A construção foi norteada pelos seguintes questionamentos: Como o ML e BI podem auxiliar no processo de auditoria? É possível desenvolver uma solução que aprimore ou automatize a auditoria de processos, procedimentos e análise de dados contábeis das organizações? A fim de explorar o tema foram abordados os seguintes recortes temáticos: Controladoria; Auditoria; Fraudes Contábeis; Inteligência Artificial; Machine Learning; Business Intelligence. Verifica-se que a utilização de IA com diferentes metodologias complementares , como BI e ML, pode auxiliar no desenvolvimento de soluções otimizadas no mundo corporativo, como na detecção de fraudes contábeis.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.