ESTUDO SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO PROFEPT ACERCA DA APLICAÇÃO DE JOGOS EDUCACIONAIS PARA FAVORECER O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
Palavras-chave:
Gamificação, jogos educacionais, práticas educativasResumo
A utilização de jogos educacionais como recurso metodológico a fim de atrair uma maior atenção do discente na apreensão dos conteúdos propostos pela escola regular formal vem ao longo do tempo ganhando mais espaço. As pesquisas desenvolvidas demonstram que a utilização de jogos educacionais na formação dos estudantes pode favorecer o processo ensino-aprendizagem, uma vez que a ludicidade motiva o discente a querer aprender e favorece o aprendizado especialmente das disciplinas vistas como mais difíceis. Entretanto, ainda é um desafio por parte de alguns docentes a adoção dessa metodologia seja pela dificuldade em criar um jogo, seja pela dificuldade em encontrar no mercado algum jogo já pronto específico para determinado assunto, seja pelo tempo exigido na formatação de um jogo que atenda à necessidade ou ainda por um pré-conceito sobre a aplicação de jogos na escola. Neste artigo, de revisão bibliográfica, os autores estudaram 23 publicações de dissertações defendidas no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) extraídas do Observatório ProfEPT relacionadas à utilização de jogos educacionais para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem. Foi possível identificar alguma homogeneização em relação aos principais autores que balizaram as pesquisas dos estudantes do referido programa de mestrado e os respectivos produtos educacionais, desenvolvidos e aplicados em instituições de ensino. Os resultados obtidos permitiram identificar estudos sobre a aplicação dos jogos, mas também exemplos de sucesso de aplicação de jogos, obtendo interessantes sequências didáticas para aplicações futuras.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.