A RADIODIFUSÃO NO BRASIL NA ERA DIGITAL: DESAFIOS PARA A GESTÃO

Autores

  • Victor Lopes
  • Gracilene Pereira
  • Soraia Aidar
  • Vagner Rosalem

Palavras-chave:

Comunicação, Era Digital, Radiodifusão

Resumo

Este artigo, de natureza bibliográfica, discute os desafios para a gestão das emissoras de rádio no Brasil na era digital. A história da radiodifusão brasileira, a exemplo da mundial, passou por diversas transformações ao longo dos anos, sobretudo decorrentes do surgimento de novas tecnologias da informação e comunicação. O advento da internet e o desenvolvimento das mídias digitais trouxe  consigo a necessidade de que as emissoras de rádio se reinventassem, encontrando seu espaço no contexto da comunicação digital. Nesta perspectiva, este artigo teve por objetivo analisar os desafios para a gestão de emissoras de rádio no Brasil no contexto da era digital. Buscou-se, para tanto, tecer um panorama histórico da radiodifusão brasileira, destacando as transformações provocadas pelo desenvolvimento tecnológico. A partir deste cenário, encaminha-se a discussão acerca de quais os desafios a serem enfrentados na gestão das emissoras de rádio, bem como a necessidade de novas estratégias no sentido de adaptar-se às necessidades e interesses dos potenciais ouvintes. O estudo mostra que, apesar de previsões apocalípticas segundo as quais o rádio se extinguiria com o surgimento das novas mídias digitais, o rádio tem conseguido encontrar espaço no campo da comunicação, ainda que sejam necessárias adaptações.

Downloads

Publicado

2022-03-31

Como Citar

Lopes, V. ., Pereira, G. ., Aidar, S. ., & Rosalem, V. . (2022). A RADIODIFUSÃO NO BRASIL NA ERA DIGITAL: DESAFIOS PARA A GESTÃO. ENCICLOPEDIA BIOSFERA, 19(39). Recuperado de https://conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/5423

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>