A RADIODIFUSÃO NO BRASIL NA ERA DIGITAL: DESAFIOS PARA A GESTÃO
Palavras-chave:
Comunicação, Era Digital, RadiodifusãoResumo
Este artigo, de natureza bibliográfica, discute os desafios para a gestão das emissoras de rádio no Brasil na era digital. A história da radiodifusão brasileira, a exemplo da mundial, passou por diversas transformações ao longo dos anos, sobretudo decorrentes do surgimento de novas tecnologias da informação e comunicação. O advento da internet e o desenvolvimento das mídias digitais trouxe consigo a necessidade de que as emissoras de rádio se reinventassem, encontrando seu espaço no contexto da comunicação digital. Nesta perspectiva, este artigo teve por objetivo analisar os desafios para a gestão de emissoras de rádio no Brasil no contexto da era digital. Buscou-se, para tanto, tecer um panorama histórico da radiodifusão brasileira, destacando as transformações provocadas pelo desenvolvimento tecnológico. A partir deste cenário, encaminha-se a discussão acerca de quais os desafios a serem enfrentados na gestão das emissoras de rádio, bem como a necessidade de novas estratégias no sentido de adaptar-se às necessidades e interesses dos potenciais ouvintes. O estudo mostra que, apesar de previsões apocalípticas segundo as quais o rádio se extinguiria com o surgimento das novas mídias digitais, o rádio tem conseguido encontrar espaço no campo da comunicação, ainda que sejam necessárias adaptações.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.