HUMANIZAÇÃO NA ODONTOLOGIA E PRÁTICAS EDUCATIVAS NA GRADUAÇÃO

Autores

  • Angélica Gaines
  • Ellen Lima
  • Luis Lozano
  • Andrés Gaines

Resumo

Oferecer um tratamento integral e humanizado é uma competência a ser adquirida desde a graduação, a qual é importante para a melhoria das condições de atendimento odontológico. O objetivo deste trabalho foi evidenciar os principais aspectos da humanização na odontologia e sua relação com as práticas educativas na graduação. Métodos: Foi realizado um estudo de revisão integrativa, em que foram utilizados artigos científicos nos idiomas espanhol, inglês e português; publicados até junho de 2021 nas bases de dados indexadas on line Science Direct da Elsevier e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), a qual inclui as bases de dados BBO, SciELO, LILACS e MEDLINE. Foram selecionados 50 artigos por abordar o tema proposto, dando preferência aos publicados nos últimos sete anos. Resultados: Foram utilizados 16 artigos para a introdução, 25 artigos para o tema desafios e humanização na prática educativa em cursos de saúde e odontologia e 22 artigos para discussão. Considerações finais: Os professores da graduação em odontologia devem incluir, em suas práticas, estratégias específicas para melhorar a "capacidade de empatia", a "inteligência emocional" e a "capacidade de comunicação" dos alunos, a fim de desenvolver habilidades e promover valores e atitudes humanísticas.

Downloads

Publicado

2021-12-26

Como Citar

Gaines, A., Lima, E., Lozano, L., & Gaines, A. (2021). HUMANIZAÇÃO NA ODONTOLOGIA E PRÁTICAS EDUCATIVAS NA GRADUAÇÃO. ENCICLOPEDIA BIOSFERA, 18(38). Recuperado de https://conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/5419