ETNOBOTÂNICA: CONTRIBUIÇÕES DAS FERRAMENTAS REMOTAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA EM TEMPOS DE PANDEMIA- UM ESTUDO DE CASO
Palavras-chave:
Coronavirus, Metodologia Remota, Pesquisa Científica, Plataformas Digitais, Vídeo chamadasResumo
O avanço do Coronavírus restringiu muitas atividades sociais, econômicas, educacional e acadêmica, devido ao isolamento social, medida preventiva eficaz para contenção do vírus. Para isso, houve a suspensão das atividades presenciais nas diversas unidades de ensino e pesquisa, levando a mudanças nos métodos de realização das atividades cientificas, necessitando da adoção de metodologias para continuidade de tais pesquisas, principalmente as que necessitam de observação participante em contato com a comunidade. Nessa perspectiva, a adaptação e adoção de procedimentos metodológicos que contemplem o novo contexto social são essenciais para a garantia dos avanços no desenvolvimento de pesquisas científicas. A adoção de encontros remotos tornou-se um instrumento de difusão do conhecimento nas mais diversas áreas do conhecimento. Partindo deste pressuposto, objetivou-se abordar as contribuições do grupo de estudo remoto no desenvolvimento do projeto intitulado “Valor de uso de espécies botânicas em comunidade ribeirinha no Semiárido Baiano”. Para mediação das reuniões utilizou-se os meios digitais como a plataforma de vídeo chamadas Google Meet e o Sistema RPN (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa). Verificou-se que essas ferramentas metodológicas digitais propiciaram uma contribuição peculiar e enriquecedora na aproximação dos bolsistas com o processo de construção do conhecimento cientifico na mitigação de alternativas produtivas no sequenciamento do projeto como uma solução viável para dinâmica do estudo.
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