ROTULAGEM DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES DO TIPO WHEY PROTEIN: ANÁLISE DE CONFORMIDADE DE ACORDO COM AS LEGISLAÇÕES BRASILEIRAS
Palavras-chave:
suplementos nutricionais, rótulo, legislaçãoResumo
Os suplementos alimentares proteicos denominados whey protein vêm sendo utilizados por um crescente número de pessoas. As informações presentes nos rótulos desses produtos contribuem para a orientação do consumidor sobre o uso adequado. Sabe-se que não conformidades em rótulos podem afetar negativamente a saúde dos indivíduos. O presente estudo teve como objetivo analisar a conformidade com as legislações vigentes dos rótulos de suplementos alimentares do tipo whey protein, comercializados em Maringá-PR. Foi avaliado o grau de conformidade das informações contidas nas rotulagens de vinte suplementos alimentares do tipo whey protein, de marcas nacionais e importadas, comercializados em estabelecimentos especializados. A conformidade dos rótulos dos suplementos proteicos foi avaliada por meio do preenchimento de um checklist, elaborado baseando-se nas seguintes legislações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) que regulamentam a rotulagem dos alimentos: RDC Nº 243/2018; Instrução Normativa - IN nº 28/2018, RDC Nº 259/2002, RDC Nº 429/2020; Lei Nº 10.674/2003; RDC Nº 26/2015. Os resultados obtidos mostraram que todas as marcas possuem inconformidades nos rótulos. É imprescindível a avaliação de rotulagem usando como base as legislações vigentes para aferição das informações, sendo que determinados produtos estavam ausentes de dados necessários para visualização do consumidor, ressaltando que 40% das marcas analisadas estavam divergentes segundo a legislação brasileira vigente. Portanto, isso mostra a necessidade de ações por parte dos órgãos reguladores, comfiscalização contínua e rigorosa dos rótulos de suplementos proteicos, a fim de assegurar a orientação adequada do consumidor na aquisição de produtos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.