OTIMIZANDO O ENSINO E A CULTURA DO EMPREENDEDORISMO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UM ESTUDO DE CASO NO IFCE-CAMPUS MARACANAÚ
Palavras-chave:
Cultura, Empreendedorismo, StartupsResumo
O processo educativo deve estimular novas habilidades capazes de oportunizar e otimizar o desenvolvimento de potenciais, independentemente da condição social e da área de aplicação. Nesse sentido, a Educação Empreendedora em paralelo com a construção de uma cultura de inovação abre um conjunto de opções, oportunidades e possibilidades de aprendizado, aos alunos e aos profissionais de todas as áreas, que vão além dos conceitos puramente científicos e tecnológicos, proporcionando a estes uma nova perspectiva pautada em experiências práticas vislumbrando o desenvolvimento contextualizado e o crescimento profissional, com intuito de provocar um estímulo à mudança de comportamento tradicional. Isto posto, este trabalho teve como objetivo apresentar uma síntese dos resultados obtidos do projeto Startup IFCE. O projeto foi implementado no IFCE Campus Maracanaú, localizado na região metropolitana de Fortaleza no Estado do Ceará. Em termos metodológicos, o presente estudo foi executado por meio de uma pesquisa bibliográfica e pelo desenvolvimento de um estudo de caso. Como resultados, observou-se que a realização do projeto contribuiu para a criação de uma cultura empreendedora dentro do campus, fomentando a criação de empresas inovadoras, conhecidas como startups, pelos alunos usando metodologias como modelagem de negócios, ideação e Scrum, gerando, como essa iniciativa, empreendimentos reais e sustentáveis.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.