COLEÇÃO DIDÁTICA DE INSETOS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA
Palavras-chave:
Aulas práticas, Coleção entomológica, Métodos de ensinoResumo
A busca por novas metodologias e ações didáticas, que contribuam de forma efetiva para o aprendizado dos alunos, é um desafio constante nas instituições de ensino e no dia a dia do professor em sala de aula. De que forma tornar cada vez mais relevante a abordagem de diferentes conteúdos, tornando as aulas atrativas e significativas para o aluno? Diante desse questionamento, o presente artigo busca apresentar uma análise acerca do uso de uma coleção didática de insetos como ferramenta pedagógica, para alunos do 1° ano do curso Técnico Agropecuária Integrado ao ensino médio do IFRS Campus Vacaria. Atrelou-se aulas teóricas e práticas, abordando etapas de secagem, montagem e identificação de insetos, tendo, como resultado final, a confecção da caixa entomológica. Constatou-se, durante todo processo, a interação e a troca de conhecimentos entre alunos, caracterizando-se como uma aprendizagem cooperativa. Portanto, trabalhar de forma colaborativa atrelando a teoria e prática propiciou aos alunos resultados positivos no processo de ensino e aprendizagem, pois, a coleção didática de insetos como ferramenta pedagógica possibilitou aos alunos associar seus conhecimentos cotidianos e científicos, oportunizando momentos de questionamentos e trocas de experiências referentes ao objeto de estudo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.