APLICAÇÃO DA ABORDAGEM STEAM ATRAVÉS DE PROJETO INTERDISCIPLINAR SOBRE A PANDEMIA DA COVID-19
Palavras-chave:
BNCC, Ensino Fundamental, InterdisciplinaridadeResumo
O ensino a partir da Abordagem STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) baseada em projetos vislumbra uma educação ativa na qual o estudante é instigado a ser protagonista e resolver situações problemas de sua comunidade. O desenvolvimento destas competências e habilidades, mais especificamente na área das Ciências da Natureza estão presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Documento de Referência Curricular do Estado de Mato Grosso (DRC-MT). Neste sentido, o objetivo deste artigo foi desenvolver um projeto interdisciplinar nos anos finais do Ensino Fundamental em uma escola pública a partir da Abordagem STEAM. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa com características de pesquisa exploratória. Os colaboradores da pesquisa foram professores e estudantes de uma escola pública localizada no município de Jauru –MT. A coleta de dados foi realizada através da observação participante durante a elaboração e execução das ações do projeto intitulado: Pandemia da COVID-19. Os resultados demonstraram que, quando desafiados, os estudantes constroem seu conhecimento, desenvolvendo competências e habilidades através da investigação, ideação e prototipagem, como mencionado nas premissas da Abordagem STEAM.
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