ABSENTEÍSMO - DOENÇA: LEVANTAMENTO DE ESTUDOS SOBRE PERFIL DE ADOECIMENTO EM UM PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL - PROFEPT
Palavras-chave:
Absenteísmo, IFMT, ProfEPT, Saúde ServidorResumo
Considerando a necessidade de obtenção de indicadores sobre os afastamentos do trabalho por motivos de saúde pelos servidores públicos federais de ensino tecnológico, este estudo tem o objetivo de analisar como esse tema vem sendo estudado no Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), ofertado pela Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Bem como, analisar os dados de afastamentos por motivo de saúde do servidor do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Trabalhador (SIASS) de 2019, obtidos junto ao Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). Dessa forma, para a elaboração desta pesquisa quali-quantitativa, de análise bibliográfica e de caráter exploratório, foram utilizadas as palavras “absenteísmo” e “saúde”, nas buscas realizadas por trabalhos concluídos, na plataforma digital “Observatório ProfEPT”, entre 2019 a 2021. Entre os resultados, verificou-se que é cada vez mais necessário investigar se os agravos à saúde dos servidores estão relacionados às suas atividades e ao ambiente de trabalho. Também foi verificado que os servidores são mais acometidos por doenças do grupo F00-F99 - transtornos mentais e comportamentais. Os maiores números de afastamentos são de servidores técnicos, porém os docentes se afastam por mais tempo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.