A UTILIZAÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (HQs) NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
Palavras-chave:
Ensino de Ciências da Natureza, Ensino Remoto Emergencial, Pandemia, Histórias em quadrinhosResumo
A pandemia de COVID-19 e as medidas de distanciamento social exigiram uma maior flexibilização dos docentes, assim como a implementação de novas ferramentas ou recursos didáticos e pedagógicos que possibilitassem a manutenção do processo de ensino e de aprendizagem no modelo de ensino remoto emergencial caracterizado pela mediação tecnológica. Nesse contexto, o presente trabalho objetivou analisar, mediante revisão integrativa da literatura, a utilização de histórias em quadrinhos (HQ) como ferramenta e/ou recursos pedagógico no Ensino de Ciência da Natureza, no contexto da pandemia de COVID-19. A revisão da literatura foi focada na identificação de artigos nas bases de dados acadêmicos: Google Acadêmico e Scientific Eletronic Library Online (SciELO) do Brasil. Concluiu-se que a utilização de HQs no ensino remoto de Ciências da Natureza foi, em um maior quantitativo dos artigos analisados, centrada na elaboração desses matérias pelos próprios alunos. Nesse sentido, também se inferiu que a criação de HQs pelos alunos pode complementar a compreensão dos conteúdos abordados em sala de aula e/ou ser utilizada como uma atividade direcionada para a avaliação da aprendizagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.