CULTURA ORGANIZACIONAL E APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Gracilene Pereira
  • Soraia Aidar
  • Victor Lopes
  • Nícolas Rosalem
  • Vagner Rosalem

Palavras-chave:

Aprendizagem, Cultura Organizacional, Empresas

Resumo

Objetivo: Sistematizar o conhecimento acerca de como a aprendizagem é
compartilhada nas empresas pelos empregados, considerando a influência da cultura
organizacional neste processo. Método: Revisão integrativa que tem o intuito de
responder a seguinte questão: “Como a aprendizagem é compartilhada pelos indivíduos
nas organizações, se a cultura organizacional influencia neste processo e como isto
ocorre?” Os critérios de inclusão foram artigos científicos que contemplam a relação
entre cultura organizacional e aprendizagem nas empresas, foram inclusos estudos
publicados em português, espanhol e inglês, no período de 2015 a 2020. Os critérios de
exclusão foram artigos de revisões integrativas, teses e dissertações. Os dados
primários foram pesquisados nas bases de dados: SCIELO, CAPES PERIÓDICOS e
GOOGLE ACADÊMICO, empregou-se o operador booleano “AND”. Foram analisados
os sete estudos encontrados. Resultados: Diversos fatores da cultura organizacional
influenciam nos processos de aprendizagem. A medida em que a empresa tem uma
cultura voltada para a aprendizagem, aumenta o compartilhamento de conhecimento
entre os indivíduos. O tipo de cultura organizacional impulsiona ou inibi as dimensões
da aprendizagem. Conclusão: vários elementos da cultura organizacional exercem
influência ou tem relação com a cultura de aprendizagem, portanto a cultura nas
organizações exerce um papel de extrema relevância no processo de aprendizagem.

Downloads

Publicado

2021-06-30

Como Citar

Pereira, G. ., Aidar, S. ., Lopes, V. ., Rosalem, N. ., & Rosalem, V. . (2021). CULTURA ORGANIZACIONAL E APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, 18(36). Recuperado de https://conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/5259

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>